Compartilhe!

610032c58c9a9 2A Prefeitura de Patos e a Secretaria de Desenvolvimento Social lançaram, nesta terça feira, 27, no CRAS capitão Manoel Gomes, localizado no bairro Belo Horizonte, o projeto Colo de Mãe, que tem o intuito de atender às gestantes assistidas pelos quatro CRAS do município com orientações sobre o parto e fortalecimento dos vínculos entre mãe e bebê.

610032c58ccc9 3A secretária de desenvolvimento social, Helena Wanderley, afirmou que o projeto Colo de Mãe já é uma ação que está dentro do Programa da Primeira Infância que valoriza os serviços oferecidos às mães, gestantes e as crianças de zero a 06 anos que estão na primeira infância.

“Já estamos trazendo para dentro dos CRAS grupos de gestantes para que elas possam ter um atendimento melhor, atendimento com uma doula que irá passar informações para elas e vai ter um atendimento mais diferenciado”, afirmou Helena.

De acordo com a doula e educadora perinatal, Itaiany Brito, que irá fazer o atendimento às gestantes, através das rodas de conversas e métodos utilizados, se consegue melhorar a primeira infância pelo contato olho no olho. “As mulheres começam a entender que os bebês não vão chorar só porque estão chorando. Então, nós vamos ensinar a essas mulheres, através de evidências científicas sobre a amamentação, banho de ofurô, técnica da shantala para ajudar no alívio das cólicas”.

A profissional enfatizou que com o desenvolvimento desse projeto, observa-se o olhar diferenciado da gestão, por meio do prefeito Nabor Wanderley, para às mulheres gestantes que irão gerar crianças seguras e aproveitar o colo da mãe.

A gestante Neumanda Freitas, de 31 anos, é assistida no CRAS Capitão Manoel Gomes e está em sua quarta gestação. Ela agradeceu pelo atendimento, pois, há pessoas que não.

“A gente agradece a Deus e ao CRAS, principalmente na preparação do parto”, finalizou em relação ao atendimento da doula.

Durante esta manhã, às mães gestantes receberam os kit gestantes, composto por banheira, camisetas, mijão, shampoo, condicionador, sabonete, toalhas, colônia, pente e escova e fraldas.

O evento contou com a presença da secretária adjunta do desenvolvimento social, Lucinha Peixoto, além de uma técnica de enfermagem que ofereceu uma palestra sobre saúde materna.

“A gente fica feliz em garantir os direitos das gestantes, ver os serviços funcionando, a equipe aumentando e as melhorias para o grupo de gestante”, disse Lucinha.

Fala de Helena Wanderley:

Fala de Lucinha Peixoto:

Fala de Itaiany Brito:

Fala de Neumanda Freitas:

Coordecom

Deixe seu comentário