Patos (Imagem: Júnior Macena/TV Contexto)
Compartilhe!

Apresentado pelo deputado federal Hugo Motta (Republicanos) no dia 1º de junho de 2011, o Projeto de Lei nº 1496/2011, que autoriza a criação, pelo Poder Executivo, da Universidade Federal do Sertão, com sede da reitoria em Patos, desmembrado a partir da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma reivindicação antiga da população sertaneja, ainda tramita na Câmara dos Deputados.

Já são mais de 10 anos nesse processo. Atualmente, o projeto está aguardando designação de relator na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) para que possa avançar para mais uma etapa da tramitação.

Com a criação da Universidade do Sertão, os campi da região (Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras) integrarão a nova instituição.

Inúmeros benefícios serão gerados para Patos e região com a implantação da Universidade do Sertão, como a geração de emprego e renda e a abertura de novos cursos. “Há uma barreira que impede o progresso da nossa região e ela se trata do fato dos campi do Sertão estarem vinculados à UFCG. Patos e região podem trilhar seus próprios rumos sem depender de Campina Grande e João Pessoa. Não tem sentido uma cidade do porte de Patos ter uma universidade federal com o nome de Campina Grande”, disse o jovem Pedro Jorge Nunes da Costa, um dos entusiastas da Universidade do Sertão.

O jovem ainda falou sobre a pouca quantidade de cursos na universidade federal em Patos e disse que muitas pessoas estão equivocadas quando dizem que isso causará enfraquecimento. “Nenhum curso foi implantado nos últimos anos. Se já existisse a Universidade do Sertão, a realidade seria outra. Aqueles que são contrários ao desmembramento temem que a instituição enfraqueça, mas muito pelo contrário, não é isso que vai acontecer, pois estaremos sendo responsáveis pelo nosso próprio caminho. UFCG só é referência hoje devido o seu desmembramento a partir da UFPB. Queremos repetir isso para beneficiar o Sertão, pois nós temos condições”, acrescentou.

Pedro Jorge cobra celeridade do deputado Hugo quanto a tramitação do PL. “Eu sei que para se criar uma nova universidade existe todo um processo de transição até a consolidação, mas a questão aqui é o projeto que está demorando muito na Câmara dos Deputados. Tramitação muito lenta. Ele já poderia ter passado pelo Senado e ido para a sanção presidencial. Peço encarecidamente que o parlamentar viabilize a agilização dos trâmites, pois isso está atrasando o progresso da nossa cidade e região”, completou.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário