????????????????????????????????????
Compartilhe!

No casebre localizado nos fundos de uma pequena residência simples no residencial Itatiunga, na Rua Projetada, estão morando precariamente a senhora Mércia Geane Soares dos Santos, de 45 anos, mais seus filhos e netos. A moradia tem dois vãos, sendo um onde está localizada a única cama, armário, fogão, a geladeira e duas cadeiras. No outro está o banheiro e um cubículo para guardar as roupas.

Mércia Geane tem diabetes, é hipertensa, tem obesidade e, diante de todas as dificuldades de saúde, teve que amputar a perna há 15 dias em decorrência de uma ferida que se alastrou pela perna. Sem receber auxílio pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a renda de Mércia vem unicamente do Bolsa Família no valor de R$ 250,00 que recebeu um aditivo do auxílio emergencial.

Família em situação de vulnerabilidade social

Maria Caroline, de 25 anos, filha de Mércia, é quem cuida da mãe, mas tem enfrentado dificuldades para lidar com a situação. A família não tem dinheiro para comprar uma cadeira especial para banho e Mércia faz todas as necessidades fisiológicas usando fralda. Ao falar sobre a situação, Mércia começa a chorar e é acalentada com palavras de conforto pela filha.

Caroline é a filha mais velha e tem dois filhos pequenos, um de três e outro de três meses, que moram no mesmo espaço. A jovem também recebe Bolsa Família, mas relatou que quando compram medicamentos, comida e produtos de higiene, não sobra mais quase nada. A insegurança alimentar é uma constante na família.

“…a gente come quando tem um arroz, um macarrão…a gente come. Agora não é direto que tem. Quando vai tirar dinheiro para medicação aí sobra pouco para um comer para comer…”, relatou Caroline.

De forma mais urgente, a senhora Mércia Geane precisa de uma cadeira de banho para amenizar o grave problema de locomoção até o banheiro, que também é muito precário e apertado. Há necessidade de lençóis, material de limpeza e de comida para a família que tem o telefone de contato (83) 99823 5896.

Família em situação de vulnerabilidade social

Jozivan Antero – Polêmica Patos 

Deixe seu comentário