Compartilhe!

A Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas), deve abrir licitação para que seja realizada uma grande obra para substituir os mais de 10 mil metros de canos de amianto que estão sendo utilizados para levar água às residências na cidade de Patos.

De acordo com informações, a estatal dispões de recursos em caixa com mais de 4 Milhões de Reais já reservados para execução das obras, mas está protelando a licitação e, com isso, descumpre a Lei 11.121/2.018 que proíbe o uso de produtos de amianto destinados ao consumidor.

O amianto é um produto considerado cancerígeno pelo MInistério da Saúde que se baseia em estudos que confirmam e são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde. No caso dos canos de amianto usados para transporte de água, estes devem ser substituídos por material que atenda a legislação vigente e que não faça mal à saúde.

Em vários estados da federação, a justiça já determinou a substituição dos canos de amianto que estejam sendo usados para transporte de água. Em Patos, os canos de amianto foram instalados em várias ruas, pois na época eram permitidos, mas devem ser substituídos conforme já explicitado também no Estado da Paraíba.

O gerente da CAGEPA/Espinharas, Jonas Raulino, relatou que em breve a empresa vai abrir a licitação para contratar uma empresa e para compra do material que irá substituir o amianto nas localidades existentes em Patos.

Jozivan Antero – Polêmica Patos

Deixe seu comentário