Compartilhe!

capa 2Vaqueiro, filhós, Seridó são algumas das expressões que transitam o popular do interior paraibano e potiguar no nordeste brasileiro, e foi trazendo essas expressões que o escritor patoense Junior Misaki transformou o universo da obra O Mágico de Oz em uma adaptação literária infantojuvenil, chamada de “O Mágico do Seridó”.

Com apenas 20 páginas, em um formato 20x20cm, colorido, o livro que foi escrito e ilustrado por Junior Misaki é fruto de uma adaptação teatral realizada em 2018, da obra original de L. Frank Baum, com alunos de uma escola pública na cidade de São João do Sabugi (RN), onde o professor também leciona a disciplina de Arte.

BANNER MENOR 02“O espetáculo na época foi classificado na Mostra de Arte e Cultura, da regional de ensino, em Caicó, onde rodamos por algumas cidades dos dois estados vizinhos, possibilitando as crianças a terem uma experiência com o letramento através da arte teatral”, explicou o autor.

Nesta obra, Doroty que tem o nome de Dorinha é transportada depois de uma forte ventania, juntamente com o seu amigo cachorrinho, para uma serra misteriosa fazendo alusão da “Serra do Mulungú”, um cartão-postal natural da cidade de São João do Sabugi (RN). “Dorinha aprende a superar os seus desafios e conhece os personagens mais populares da fábula original como: Homem de Lata, o Espantalho e o Leão, apesar de que na minha obra a Bruxa Má não morre, ela se ressignifica após ter seu encanto quebrado”, revelou.

A primeira edição produzida de forma independente, sem levar selo de alguma editora foi custeada pelo próprio artista, com apoio de amigos. “Fazer cultura em tempos de pandemia não tem sido fácil, o desejo de realizar algo para alegrar as pessoas é o que me faz sentir motivado a não jogar tudo pra cima. Conheci o universo da literatura no ano passado, e tenho também me encontrado nos caminhos dessa modalidade artística”, ressaltou Misaki.

O lançamento do livro físico será nesta sexta-feira, dia 17 de setembro, às 19h30, na livraria Nobel, no Guedes Shopping, em Patos. E no dia 18 de setembro, o artista estará participando do evento “Literatura como Cura” no mesmo espaço, com a participação de outros artistas da cidade.

Em 2020, o escritor Junior Misaki lançou o seu primeiro livro infantil, intitulado “Clarice e a Andorinha” ganhador de prêmios e que o impulsionou a continuar com a arte da escrita. Mestre em Artes pela UFRN, Junior Misaki também é conhecido com a produção de vários projetos como Festival PlayComic, A Arte da Pintura a Dedos e outros trabalhos em pesquisa com a educação básica.

Assessoria

Deixe seu comentário