Profissionais do Complexo que participaram da ação
Compartilhe!

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro. E essa data tão importante não passou desapercebida no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) e foi lembrada com uma programação educativa que incluiu rodas de conversa, sorteio de brindes e dinâmicas. As atividades tiveram a participação de profissionais de vários setores, incluindo gerentes de enfermagem, coordenadores, equipe assistencial e acompanhantes de pacientes e ainda dos diretores da unidade.

“A segurança e bem estar do paciente é uma necessidade básica que deve ser respeitada, seguida e estendida a todos os pacientes que buscam atendimento em nossa unidade e deve ser uma preocupação e prioridade de todos os profissionais que atuam numa unidade de saúde”, destacou a Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Complexo, Maria Josineide Ramalho. Ainda segundo ela, as práticas de segurança auxiliam na diminuição de riscos e danos aos pacientes e, consequentemente, no aumento da qualidade dos serviços prestados pelo hospital.

A Coordenadora de Enfermagem do Complexo, Séfora Vasconcelos, reitera que durante todo o mês de Setembro essa questão da importância da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde é evidenciada. “Isso tem o objetivo de assegurar a segurança do paciente e reforçar os cuidados para riscos evitáveis, como por exemplo, a prevenção da infecção através da simples lavagem das mãos, a prevenção de uma possível queda de uma maca, de lesões por pressões durante o internamento, da realização da cirurgia mais segura possível, incluindo ai, check list de material, da situação do paciente, de membro ou região a ser operada, demarcando a área, ou seja, esse mês é de suma importância para reforçarmos tudo isso”, destaca a enfermeira, lembrando que a partir de segunda-feira, as atividades terão continuidade com a realização de blitzen em todos os setores da unidade, onde tiver pacientes.

Assessoria

Deixe seu comentário