Compartilhe!
f338705b ca50 7e4b 2053 6a3628006aaaCom o objetivo de potencializar a produção de queijo e fomentar o turismo gastronômico na cidade, o município de Soledade, situado no Curimataú da Paraíba, deu início nesta quinta-feira (16) ao primeiro Festival do famoso derivado do leite – de vaca e de cabra. O evento, que se estende até o sábado (18), nasceu fruto de uma parceria entre a Prefeitura do município, o Sebrae e a PBTur.

“Muitas pessoas nos conhecem pelo nosso queijo, pela visita à margem da BR, mas nosso objetivo é trazê-las para dentro da nossa realidade, ver nossas vocações e nosso potencial turístico, cultural e qualificar ainda mais nosso produto. Queremos que o queijo de Soledade, que é o cartão postal gastronômico do nosso município, se fortaleça ainda mais e se torne um produto ainda melhor, contribuindo diretamente para trazer mais renda e gerar mais emprego para nossa gente”, ressaltou o prefeito Geraldo Moura Ramos.

Ele explicou que o festival é o primeiro passo para uma qualificação do setor, com o desenvolvimento de novas técnicas, incentivo a produção de novos tipos de queijo e melhoria nos processos de embalagem, armazenamento e beneficiamento do produto. Por isso, o Festival de Queijo de Soledade inclui a capacitação dos produtores, realizada em parceria com o Sebrae.

Imprensa – Um grupo de jornalistas de João Pessoa e Campina Grande esteve presente ao evento na quinta-feira (16). Eles conheceram os pratos que compõem a parte gastronômica do festival, visitaram a praça com a exposição dos produtos e realizaram uma entrevista coletiva, com o prefeito, Geraldo Moura Ramos, o consultor do Sebrae, João Bosco Silva e a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

No Centro da cidade, balcões para exposição e venda dos produtos e artesanato foram montados. Dezessete produtores de queijo da cidade participam do evento, que contou ainda com festival gastronômico, que mobilizou 15 estabelecimentos da cidade, entre restaurantes, padarias, bares, lanchonetes e ambulantes. Cada um produziu um prato à base de queijo especialmente para o festival. Também faz parte da programação, o desfile da rainha e do rei do queijo, disputa de quem come mais queijo e a competição do maior laticínio produzido na cidade.

Aniversário – O município comemora 136 anos no próximo dia 24 de setembro. O 1º Festival do Queijo inicia os festejos de aniversário da cidade, que contará ainda a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’, o lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’ e live show com Luh Barreto e Banda.

Localizada no Cariri paraibano, Soledade possui população estimada de 15 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, situado a 165,5 km da Capital João Pessoa, virando parada quase obrigatória para quem se desloca entre o Litoral e o Sertão do Estado.  Além da gastronomia, tem no artesanato e no comércio os principais meios de geração de renda da população, com destaque ainda na produção de minério e na produção cinematográfica.

Assessoria 
Deixe seu comentário