Início Saúde ‘Roda de Conversa’ do Hospital do Bem, em Patos, continuou nesta segunda...

‘Roda de Conversa’ do Hospital do Bem, em Patos, continuou nesta segunda abordando importância da nutrição para pacientes oncológicos

Compartilhe!

Contribuir para melhor qualidade alimentar e uma melhor tolerância ao tratamento do câncer é o objetivo da Nutrição Oncológica e o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), debateu esse assunto hoje (27) e trouxe informações valiosas a respeito do tema na terceira edição do projeto ‘Roda de Conversa’. O evento desta segunda-feira  foi comandado pelo nutricionista Thiago Viana que apresentou os principais desafios da nutrição de pacientes com câncer, como por exemplo, o combate à desnutrição.

Thiago explicou que pacientes oncológicos costumam apresentar distúrbios nutricionais, tais como, a perda de peso associada à anorexia, e outras como a disgeusia (perda do paladar) e disosmia (perda do olfato), esofagite, constipação, náusea, vômito. “É de extrema importância que o nutricionista tenha informações precisas do tipo de câncer e acompanhe de perto o paciente porque fazemos a prevenção e tratamento da desnutrição com esses pacientes”, disse Thiago Viana.

A avaliação nutricional, que observa alterações no estado nutricional do paciente durante o tratamento de quimioterapia, é o processo mais importante da nutrição porque é ela que vai guiar através da análise clínica e alimentar. O nutricionista resumiu como é feito o trabalho desse profissional na área da oncologia. “Temos que controlar os efeitos adversos do tratamento e fortalecer o organismo do paciente, ou seja, fazer a modulação da resposta orgânica através do alimento, oferecer o alimento certo para que ele tenha uma melhor imunidade para passar pelo tratamento sem grandes perdas”, explicou Thiago.

Monitoramento, com reavaliação periódica para manter ou ajustar o plano de nutrição oncológica foram processos apresentados. Segundo o nutricionista, o paciente enfrenta muitas mudanças em seu organismo no decorrer do tempo. “Tem paciente que apresenta desnutrição e a indicação é suspender o tratamento para fazer internação dele para tirá-lo do risco imediato e só depois dar continuidade com toda a reavaliação de seu quadro”, disse Thiago lembrando que essa avaliação é sempre individual.

Programação

O Hospital do Bem está completando agora em setembro três anos de atuação como unidade oncológica no sertão e comemora a data compartilhando conhecimento através do projeto ‘Roda de Conversa’. Neste dia 28, será abordado o tema ‘Aspectos gerais sobre atuação do farmacêutico hospitalar na oncologia’, com o farmacêutico oncológico, Kaltz Victor e encerrando o ciclo de conversas, no dia 29, a oncologista e responsável pelo ambulatório do Hospital do Bem, Dra. Nayarah Xavier vai falar sobre ‘Abordagem da Medicina em cuidados paliativos na oncologia’.

Assessoria

Deixe seu comentário
Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!