Compartilhe!

Aconteceu neste fim de semana, o Festival de Cinema do Vale do Piancó, o 1º FestCine Piancó, onde os destaques foram obras cinematográficas paraibanas produzidas recentemente além palestras e oficinas. Com isso, se instaura um movimento para que a sociedade possa conhecer e admirar as obras artísticas feitas na Paraíba.

E da cidade de Coremas, uma das cidades do vale do Piancó onde o movimento cultural é muito intenso, vários artistas de diferentes gêneros artísticos como, cinema, fotografia, poesia e música, fizeram participações importantes.

Participaram da mostra com apresentações especiais os artistas, Eduardo Vicente, poeta e escritor recitando poesias da literatura de cordel agraciando o público com temas voltados ao sentimento e a relação do homem com a natureza, já o violinista Kalel Pires acompanhado do maestro Ônias Jr, fizeram a belíssima apresentação de grandes clássicos da música nordestina, tudo foi retratado pelo fotógrafo Apolo Domingos, durante o festival, também foram exibidos filmes Coremenses dos cineastas Diassis Pires e Kennel Rógis. Os curtas Um Homem de Borracha e Navio (produzido com alunos do projeto alumbrar) de Diassis Pires emocionaram o público, “um filme com uma espontaneidade impressionante” disse a vereadora Priscila De Zomim a respeito do curta que levou o troféu de melhor documentário, já o curta O grande amor de um lobo de Kennel Rógis agradou muito os jovens pela história de amor à arte do cinema e acabou levando o premio de melhor arte.

O I FESTCINE PIANCÓ – FESTIVAL DE CINEMA DO VALE DO PIANCÓ é um projeto do Grupo Evolução de Piancó idealizado por Paullynho Piancó e aprovado no Edital Chiquinha Mourão (LEI ALDIR BLANC NA PARAÍBA) no ano de 2020. Devido a pandemia foi interrompida a concretização e só agora em 2021, no período de 14 a 16 de outubro pode acontecer.

O Homenageado do Festival é Laércio Filho (Natural de Pombal e residente atualmente em Aparecida-PB). Pessoas ilustres da cidade de Piancó também receberam homenagem: Chico Jó (Presidente do Grupo Evolução), Fernando do Cinema (Pioneiro em trazer o cinema para Piancó) Alex Fernandes – por idealizar produção de filmes e ver Piancó concorrendo em festivais e a Professora Zenaide Brasilino (In Memoriam) uma grande educadora e que muito contribuiu para a cultura local.

Por fim, o encerramento do Festival foi concluído com uma coreografia intitulada de SAUDAÇÕES ANCESTRAIS, idealizada, dirigida e produzida por Paullynho Piancó (Presidente de Honra do Grupo) com a finalidade de devolver o carinho e a receptividade de quem foi prestigiar o evento.

Vale lembrar que todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde pública foram respeitados durante o festival visando a não contaminação pelo novo coronavírus.

Assessoria

Deixe seu comentário