Hospital São Francisco (Foto: arquivo Folha Patoense)
Compartilhe!

O Hospital São Francisco realizou, na manhã desta segunda-feira, dia 25, a primeira cirurgia de implante de marca-passo do Sertão da Paraíba. O responsável pelo procedimento foi o cardiologista Ricardo Ferreira Silva, que é especialista em arritmia clínica invasiva. A cirurgia foi realizada por volta das 7h da manhã de hoje, no centro cirúrgico do Hospital São Francisco, em Patos, e o paciente é um homem relativamente jovem, que apresentava uma frequência cardíaca muito baixa.

O procedimento foi um sucesso, segundo a equipe médica, e o paciente já está em repouso, onde deverá se recuperar muito rapidamente, em menos de 24 horas, tendo em vista que o procedimento é muito prático e durou pouco mais de uma hora. De acordo com Dr. Ricardo, a estrutura adequada e a equipe sincronizada também somaram muito para o resultado positivo.

“É um procedimento bastante inovador para a região. Nos temos dois centros importantes, que é João Pessoa e Campina Grande, que realizam este procedimento, mas Patos e região não contavam ainda com este procedimento, mas contam com estrutura onde é possível oferecer esse serviço. Duas questões muito importantes são a estrutura e a equipe médica. Sempre que vamos pensar em fazer um procedimento, olhamos para a possibilidade de intercorrências que podem acontecer durante o procedimento, apesar de serem raras, então eu agradeço ao Hospital São Francisco pela estrutura adequada e o pessoal bastante sincronizado. É um procedimento relativamente simples, porém bastante tecnológico e exige um sincronismo adequado de todos os participantes. O Hospital São Francisco não deixou a desejar em nenhum aspecto”, afirmou Dr. Ricardo.

O diretor-geral do Hospital São Francisco, Dr. Francisco de Assis Sousa, falou do avanço na construção das novas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), nos investimentos e de sua alegria em poder participar desse momento de transição da unidade hospitalar e de poder contribuir para o avança da saúde no interior da Paraíba.

“Esse resultado do procedimento significa que a tecnologia avançada já existente no mundo está chegando ao sertão da Paraíba. Eu me sinto prestigiado, pois o Hospital São Francisco está sendo protagonista na implantação desses procedimentos novos. O que acabamos de fazer é só o início de uma série de procedimentos e intervenções que deverão vir num futuro próximo. Nós estamos apenas nos preparando e estruturando para receber novos profissionais, com conhecimento avançado e tecnologia de ponta. Para mim será uma grande honra participar dessa história”, disse o diretor.

Ainda segundo Dr. Francisco, o grupo está realizando grandes investimento em modernização e ampliação do Hospital São Francisco. Ele falou sobre os novos 10 leitos que foram criados para atender melhor aos seus pacientes, com todos os recursos tecnológicos mais modernos que há no mercado. Um centro cirúrgico dotado de condições para atender pacientes graves e realizar intervenções de alta complexidade.

769f2098f63ba5f8247bad90a1dcfb5d L
Imagem ilustrativa

Ouça os comentários na integra do cardiologista Dr. Ricardo Ferreira e do diretor do HSF, Dr. Francisco de Assis:

Áudio de Dr. Ricardo Ferreira: 

Áudio de Dr. Francisco de Assis:

Patosonline.com

Deixe seu comentário