Compartilhe!

A secretária de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, Ana Claudia Oliveira da Nóbrega Vital do Rêgo, esposa do senador Veneziano Vital, participou na tarde da última quarta-feira (20), em Patos, de uma reunião com representantes e prefeitos das  cidades da Região Metropolitana de Patos. Em pauta a criação do Galpão de Triagens, uma atividade que será desenvolvida nos municípios, para destinar corretamente os resíduos sólidos, produzidos pelos municípios.

De acordo com Heitor Campos, vice-prefeito de Cacimba de Areia, o Galpão de Triagens, será uma ferramenta importante para o Meio Ambiente, quando se destina corretamente esses resíduos sólidos; a partir de materiais que possam ser reciclados, o meio ambiente é mais preservado.

Ele lembrou também da geração de emprego e renda através das cooperativas de catadores, onde eles receberão treinamento adequado para a separação, a triagem desses resíduos,  culminando na venda deste material, para empresas que fazem a recuperação dos resíduos através do processo de reciclagem.

Cada município terá a oportunidade de contar com um galpão, para realizar essa atividade.

Os valores arrecadados com o trabalho dos catadores e a seleção do material, servirá para o rateio entre os cooperados, custeio do próprio Galpão de Triagem, além de aquecer um pouco mais a economia do município, inclusive economizando nos gastos com depósitos de lixo, que em alguns municípios, são feitos de forma privada.

A sede do Galpão de Triagem será instalada  em São José do Bonfim, além da cidade sede, participaram da reunião neste primeiro momento os prefeitos e representantes das cidades de  Malta, Matureia, Teixeira, Mãe d’Água, Cacimba de Areia e Quixaba.

Sertão Político

Deixe seu comentário