Compartilhe!

WhatsApp Image 2021 11 29 at 10.13.23A Caravana da Rede Cuidar, programa da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, está em Patos nesta segunda-feira, 29, dia especial para os 24 municípios da regional, que são beneficiados com serviços especializados. Mais de 80 profissionais de diversas especialidades, como cardiologistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, estão oferecendo atendimentos a crianças cardiopatas, gestantes de alto risco, além deste ano ter sido incluído o serviço presencial de ortopedia para as crianças.

Os municípios se encarregam de fazer o agendamento junto a Gerência Regional de Saúde. A clientela é avaliada pela equipe multiprofissional de especialistas da Caravana, que faz essa busca ativa e o acompanhamento durante todo o ano das crianças que necessitam de tratamento.

Este ano a Caravana introduziu o serviço de ortopedia, atendimento a crianças com suspeita ou caso confirmado de pé torto congênito, escoliose, que precisem de alguma intervenção cirúrgica, e que tenham também polidactilia (mais de cinco dedos) ou sindactilia (dedinhos juntos).

As gestantes de alto risco estão recebendo atendimento específico, com ofertas de exames e para os profissionais da Atenção Básica de toda a regional, como também da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, e do Hospital Sinhá Carneiro de Santa Luzia, onde são realizados partos, são oferecidos dois cursos.

“A Caravana, devido a pandemia, não pôde vir a Patos ano passado. É um momento muito importante para a região. Estamos felizes de receber mais uma vez toda essa equipe da Rede Cuidar, que não mede esforços para oferecer serviços de extrema importância para os municípios”, comentou Liliane Sena, Gerente Regional de Saúde.

A Caravan atende diariamente 50 crianças cardiopatas, 40 gestantes e 100 crianças com problemas osteoarticulares. Em Patos os atendimentos estão acontecendo na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Lynaldo Cavalcanti Alburquerque.

Assessoria

Deixe seu comentário