Teixeira (Foto: Chico Figueiredo)
Compartilhe!

Seguindo com o acompanhamento dos casos de Covid-19 em Teixeira, na Região Metropolitana de Patos, o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 5 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Saúde, informa que 23 pessoas foram infectadas pela Covid-19 desde a última atualização. Além disso, outras 9 pessoas estão sob suspeita e 128 pessoas em tratamento domiciliar.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a cidade de Teixeira registrou o total de 1.200 pessoas infectadas pelo vírus. Desses números, 43 pessoas foram a óbito e 1.029 estão recuperadas. Até o momento, 7.816 notificações já foram descartadas.

Em nota divulgada a imprensa, a Prefeitura Municipal de Teixeira esclarece o cenário epidemiológico que vive o município. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Teixeira, através da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, vem a público expor a verdade acerca dos fatos narrados por páginas de conteúdo jornalístico na região, no tocante ao atual cenário epidemiológico no município.

É bem verdade e de conhecimento público, as inúmeras ações que o Governo Municipal vem desenvolvendo desde janeiro de 2021, no enfrentamento a COVID-19, Como a distribuição de milhares de kits de prevenção à doença, mutirões de testagem, implantação de teste do tipo SWAB, restruturação do Centro de Atendimento a COVID, disponibilização de ambulância exclusiva e médico especialista para acompanhamento dos pacientes, bem como de assistente social e psicólogo, para assistir os pacientes, durante o tratamento e no pós-covid, isso além das diversas ações encabeçadas pela força tarefa da Vigilância em Saúde e das várias medidas adotadas por meio de decretos municipais. Também é sabido o empenho de toda equipe de vacinação, que inclusive foi premiada a nível estadual, por ser destaque no processo de imunização. Tais esforços somados aos mais de 2 milhões de reais, investidos a mais do que o previsto pelo piso na saúde e, a cooperação dos munícipes, Teixeira zera o número de casos ativos já no mês de setembro, de 2021.

Entretanto as ações não pararam e os avanços no enfrentamento a pandemia demonstrados nos indicadores, revelaram um cenário de otimismo, o que, com base em orientações científicas de especialistas, possibilitou a flexibilização de algumas medidas, visando conciliar as restrições com a necessidade de sobrevivência do comércio local.

Chegado o mês de dezembro, de 2021, com os casos ativos e suspeitos, praticamente zerados no município, em consonância com o Decreto N°42.088/2021, do Governo do Estado e ainda considerando o cenário epidemiológico local e regional, naquela ocasião, foi adotada a flexibilização de algumas medidas, mantendo, como em outras situações, o alinhamento com as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado da Paraíba. Todavia as flexibilizações adotadas previam uma série de critérios, como a apresentação de testagem negativa para COVID-19, bem como do cartão de vacinação, contendo o registro de dose contra o coronavírus, além da disponibilização de álcool 70%, aferição de temperatura, dentre outras medidas de biossegurança.

Contudo, desde os primeiros registros de casos ativos, desse novo surto da doença, a gestão municipal, cumprindo determinação do Prefeito, Wenceslau Marques, tem se mobilizado e atuado na execução de novas estratégias, elaboradas pelo Comitê Gestor, liderado pela médica pneumologista e professora do curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Dra. Alenita de Oliveira, conhecida por “Dra. Anelita”, como a testagem em estabelecimentos no município, monitoramento e acompanhamento de infectados e seus contatos, desinfecção de pontos específicos, dentre outras. São ações que visam, tão logo, conter o surto da doença, contando claro! Com o apoio e cooperação de toda população na manutenção das medidas de biossegurança, que protegem do contágio pela COVID-19 e outros vírus, como a Influenza, afim de que brevemente se possa restabelecer a perspectiva otimista sobre um futuro livre da pandemia.

Sem mais, contando com a compreensão, me disponho para esclarecimentos, sempre que pertinente.

THAYS DE SOUZA NUNES FRAGOSO

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica

* Dados oficiais – Boletim Epidemiológico – 05/01/2022 (fonte: Prefeitura Municipal de Teixeira-PB) extraídos às 23h do dia 05/01/2022.

João Luis Gomes Fausto – A Tribuna do Sertão

Deixe seu comentário