Créditos: João Luis Gomes Fausto/Diocese de Patos
Compartilhe!

A Paróquia São Sebastião começa a vivenciar com maior intensidade, a partir desta segunda-feira, 10 de janeiro, os festejos sociorreligiosos ao padroeiro de Catingueira, na Região Metropolitana de Patos.

Nesta edição, a festa terá como tema: “A exemplo de São Sebastião, somos chamados a ser testemunhas do amor de Deus, anunciando o Evangelho através da comunhão, participação e missão”.

A programação inicia-se pelas primeiras horas da manhã em frente a Igreja Matriz, onde os catingueirenses e devotos aguardam ansiosos o toque da primeira badalada do sino, que anuncia a chegada das festividades com as tradicionais alvoradas, ao romper silêncio da madrugada com queima de fogos, hinos e dobrados executados pelas Bandas Cabaçal e Filarmônica Municipal, seguido do hasteamento das bandeiras da cidade e da paróquia, a celebração do ofício divino das comunidades e da realização do café comunitário.

Uma novidade para edição deste ano, em comparação ao ano passado, é a volta da realização da procissão de abertura da festa, com a emocionante elevação do mastro e hasteamento da bandeira de São Sebastião, que nem mesmo a pandemia impediu que ocorresse em 2021.

Para o primeiro dia de celebração, haverá uma missa de abertura presidida pelo administrador paroquial de Catingueira, Padre Marcones Alves Lopes, e concelebrada pelo Padre Edvan Cabral de Lima, administrador paroquial de São Francisco de Assis, em Patos.

Dimensão social

Procurada por A Tribuna do Sertão, a administração paroquial confirmou a realização de shows com diversas atrações musicais no Pavilhão Central, quermesses, bingos, leilões, conforme a programação que segue até o dia 20, quinta-feira.

Programação – 10 de janeiro

5h – Alvorada, hasteamento das bandeiras da paróquia e município, momento de oração e café comunitário;

12h e 17h – Alvoradas;

16h30min – Concentração dos fiéis no Olho D’ Água, seguida da procissão em direção à Matriz, ao chegar à igreja, faz-se o hasteamento da bandeira de São Sebastião, logo após a missa de abertura da festa;

Noitários: Dr. Paulo Montenegro Pires (in memoriam);

Responsável: Bruno Montenegro Pires de Mendonça Furtado;

Representação pastoral: Apostolado da Oração e Pastoral da Criança.

João Luis Gomes Fausto – A Tribuna do Sertão

Deixe seu comentário