Patos (Imagem: Júnior Macena/TV Contexto)
Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou nesta quarta-feira (03), a portaria 001/2022, que restabelece o fluxo de atendimento para pacientes com sintomatologias gripais nas unidades básicas de saúde.

A portaria se justifica pelo aumento significativo de casos positivos para a Covid-19, e ainda pela lotação diária do Centro de Covid e de outros serviços de Atenção Especializada, em razão do grande número de pessoas que recorrerem a esses serviços com sintomas gripais, sendo esses relacionados ou não à Covid.

Outro ponto importante que reforça a necessidade de retornar com os atendimentos de sintomas gripais para as Unidades de Saúde, é o fato de que os profissionais de saúde da atenção básica estão com seus ciclos de vacinação completos contra a Covid-19, inclusive com a 3ª dose (reforço).

Portanto, a partir desta data, fica determinado que os profissionais das Unidades Básicas de Saúde restabeleçam o fluxo de atendimento por demanda espontânea para atender sintomatologias gripais leves.

Os casos que, após avaliação médica, sejam interpretados como moderados ou graves, devem ser encaminhados imediatamente à atenção especializada ou urgência e emergência, e em caso de extrema necessidade, pode ser solicitado o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

WhatsApp Image 2022 02 03 at 21.43.46

Coordecom

Deixe seu comentário