Compartilhe!

O professor patoense Wedell Jackson de Caldas Monteiro está prestando um relevante serviço intelectual, histórico e geográfico através da criação do Atlas Escolar do Município de Patos. O material se concretizou a partir do mestrado realizado pelo professor no curso de pós-graduação a nível de mestrado pelo programa Geoprof, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), culminando em um material inédito e extremamente relevante para o Município de Patos.

No final da tarde desta quarta-feira, dia 09, o professor Wedell Jackson concedeu entrevista ao Programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, e durante a conversa foram destacados assuntos do Atlas Escolar do Município de Patos e algumas curiosidades da pesquisa.

O Atlas Escolar do Município de Patos traz uma abordagem teórica-metodológica sobre o município, a qual enfatiza uma abordagem sobre os diversos aspectos: localização geográfica, aspectos físico-naturais, populacionais, econômicos, históricos e culturais. Esse trabalho tem a perspectiva de proporcionar aos professores, estudantes, bem como para todos os cidadãos, um estudo sobre o município de Patos na intenção de elevar o conhecimento do nosso lugar de vivência, ampliando a capacidade em conhecer  e valorizar os seus diversos aspectos.

Wedell Jackson é atualmente professor da Escola SESI, em Patos. Ele é formado em Geografia pela UNIFIP e possui pós-graduação em Metodologia do Ensino superior e mídias pela Faculdade de Rondônia, além de mestrado em ensino de Geografia pela UFRN. Wedell também é professor da rede de educação municipal em São José do Egito, no Pernambuco.

O Atlas Escolar do Município de Patos é um material vasto e proporciona muitas informações pertinentes. Na entrevista, o professor Wedell respondeu algumas curiosidades, entre elas sobre as formações rochosas, os inselbergues que estão visíveis no município de Patos. O professor falou da capacidade turística da região e disse que o Serrote do Espinho Branco, um dos cartões postais da cidade, poderia ser mais explorado turisticamente e ecologicamente podendo, inclusive, ser colocado uma grande tirolesa para ligar as duas formações rochosas que estão próximas. A ideia inusitada agradou aos aventureiros e não é tão difícil de se concretizar.

O Atlas Escolar do Município de Patos fala sobre os 26 bairros da cidade, densidade demográfica, mapas inéditos, economia, produção agrícola, indústrias, aspectos da área com tabelas, divisão geográfica em 9 capítulos, porém, não está concretizado em um livro impresso, pois faltam recursos e apoio para ser impresso. O professor espera apoio do poder público, através da Secretaria de Educação do Município de Patos, bem como do setor privado e parceiros.

Ouça a entrevista no Programa Polêmica:

https://fb.watch/b4I_emzFkN/

Jozivan Antero – Polêmica Patos 

Deixe seu comentário