Compartilhe!

Conforme havia previsto, a diretora da 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS), em Patos, Liliane Sena confirmou a chegada da medicação alfaepoetina, que tem nome fantasia Hemax, medicação importante para pacientes em tratamento do câncer que fazem quimioterapia e até mesmo na anemia para pacientes com HIV-AIDS.

Desde o dia 20 de fevereiro de 2022, os usuários estavam questionando a ausência da medicação Noripurum e a Hemax. Os pacientes renais buscam a regularização também da Noripurum que está em falta e prejudicando o tratamento. Tal medicação está em falta no mercado nacional e pode existir a necessidade de realizar importação para suprir a demanda por parte da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.

A medicação Hemax é de responsabilidade direta do Ministério da Saúde e o atraso se deu diante de questões ainda não esclarecidas. Essa não é a primeira vez que a medicação fica em falta e prejudica os usuários que a cada ausência ficam mais debilitados sem tomar.

Nos últimos anos, o Governo Federal cortou a parceria com laboratórios nacionais públicos. A medida deixou uma grande carência no fornecimento de medicamentos e prejudicou milhares e milhares de usuários e os próprios laboratórios no Brasil.

Jozivan Antero – Polêmica Patos

Deixe seu comentário