Compartilhe!
O mamografo do Hospital do Bem comecou a operar essa semana
O mamografo do Hospital do Bem começou a operar essa semana

“A mamografia é o exame que mais salva a vida das mulheres que tem câncer de mama, pois ele consegue identificar a doença em seu estágio inicial, o que aumenta consideravelmente as chances de cura”, afirmou o mastologista do Hospital do Bem, Thiago Pereira Alencar, durante evento promovido no Dia Internacional da Mulher, pela unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). O dia 8 marcou a implantação do serviço na rede estadual de saúde de Patos com a disponibilidade de um mamógrafo no Hospital do Bem. O equipamento começou a operar essa semana e tem capacidade para atender uma demanda mensal de 500 exames, mas, excepcionalmente, este mês da Mulher serão ofertados 730 exames que serão feitos no Bem e numa clínica pactuada de Patos.

Segundo o médico, a disponibilidade do equipamento na unidade, reforça o compromisso do Governo do Estado, através do Hospital do Bem, com o tratamento de câncer de mama. “Nosso grande objetivo é tratar nossas pacientes desde o início e a chegada deste mamógrafo vai fazer toda a diferença neste processo”, reitera Dr. Thiago, lembrando que o Hospital já tem tratamento quimioterápico, cirúrgico, ambulatorial, de outros exames, realiza biópsias e agora passa a ofertar também as mamografias.

A diretora do Hospital do Bem, Lidiane Nascimento, falou da importância da disponibilidade dos exames na unidade. “A partir de agora, as mulheres de Patos e do Sertão terão a disponibilidade destes exames em nossa unidade, num espaço onde elas não apenas terão a possibilidade de fechar o diagnóstico, mas, serão acolhidas e tratadas de forma humanizada”, afirmou a diretora. Ela lembrou que os exames deverão ser agendados e marcados via Sistema de Regulação da Central Estadual – Sisreg, através das Secretarias Municipais de Saúde.

A oncologista Dra. Nayhara Xavier, responsável pelo ambulatório e a quimioterapia do Hospital do Bem, também presente ao evento, falou de sua felicidade em ter o mamógrafo em Casa. “Estamos muito alegres com mais essa aquisição. Essa ampliação de serviço irá beneficiar as mulheres do Sertão”, disse a médica, enaltecendo que as mulheres não devem ter medo de realizar o exame. “Somente através da mamografia a gente consegue diagnosticar as lesões antes mesmo que elas sejam percebidas através do toque e assim a gente consegue um maior número de mulheres curadas”, destacou Dra. Nayhara.

O diretor Administrativo do Complexo, Levi Firmino, lembrou do compromisso do Governo do Estado com o atendimento oncológico no Sertão paraibano. “Nós realizamos um serviço importante tanto do ponto de vista de assistência aos pacientes com câncer, quanto de desafogamento dos hospitais que são referência em Campina Grande e João Pessoa e com um nível de excelência de atendimento e tratamento de unidades referenciadas não apenas na Paraíba e no Nordeste, mas, no país, já que utilizamos os mesmos protocolos, e com um diferencial ainda maior que é o nosso acolhimento e humanização”, finalizou o diretor. O vice-prefeito de Patos, Jacob, também prestigiou o momento.

Assessoria

Deixe seu comentário