Compartilhe!

Dia histórico para os ACS e ACE do Brasil.

Após mais de 11 anos de tramitação, ficou definido na tarde desta quarta-feira, 16/03 que a PEC 22/2011 será pautada na próxima semana.

O evento realizado em Brasília reuniu ACS e ACE de todo o país, que aguardaram por um longo período as negociações da  Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) com líderes partidários e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra (PP-AL).

Por volta das 16h30min, diretores da CONACS e líderes sindicais foram recebidos no gabinete do presidente da Câmara, em uma reunião intermediada pelo senador da República, Fernando Collor de Mello, e receberam a confirmação do próprio Artur Lyra, que a PEC 22 será pauta na próxima quarta-feira.

“Mais uma vez  conquistamos o direito do presidente da Câmara pautar a PEC 22, que tem doze anos na Casa. Essa PEC define de vez a política de reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e graças a Deus tiramos ela da gaveta. Na próxima quarta-feira, será pautado a PEC 22 no plenário da Câmara Federal, compromisso assumido pelo presidente da Casa. Essa é a luta do SINDACSE e CONACS, que faz o enfrentamento pelas vitórias dos ACSs e ACEs de todo Brasil. Na Regional de Patos, a representação legítima, que avança com os direitos das categorias, é o SINDACSE. O sindicato assume o compromisso mais uma vez e está na luta com a CONACS para trazer avanços na carreira e garantir um futuro melhor aos ACS e ACEs, enquanto profissionais de saúde”, disse o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Patos e Região (SINDACSE), Bosco Valadares, que segue na luta com a presidente do CONACS, Ilda Angélica, e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB).

Além da PEC 22, o movimento cobrou o pagamento do reajuste salarial já aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA22).

Para definir os próximos passos para o pagamento do reajuste salarial, será realizada uma mobilização nesta quinta-feira, 17, no Ministério da Saúde, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A CONACS e várias caravanas vão continuar no Distrito Federal para garantir que a lei do reajuste salarial seja cumprida.

Cobertura completa dos acontecimentos de hoje estão nas redes sociais da CONACS.

Assessoria

Deixe seu comentário