O Complexo de Patos realizou 20 cirurgias no plantão do final de semana.
Compartilhe!

O plantão deste final de semana (11 a 13/03) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) foi bem mais movimentado que o anterior, tendo um aumento de 13% nos atendimentos de urgência e emergência e de 56% nos sinistros de trânsito. Da sexta-feira, a partir das 18h e até a meia noite deste domingo, o Hospital atendeu 170 pessoas, sendo 26 pacientes no dia 11, 74 no plantão do sábado e mais 70 pessoas no domingo. Neste período foram realizadas 20 cirurgias, sendo 12 de emergência e outras oito eletivas. Dos sinistros de trânsito a maioria foi com motocicletas (21).

Dos 28 pacientes vítimas de incidentes no trânsito, cinco precisaram permanecer internadas para cuidados posteriores. Além dos acidentes com motocicletas, foi registrado também, dois incidentes com automóvel, mais dois com bicicletas, outros dois atropelamentos e ainda um com veículo de tração animal. A maior parte das vítimas foi da cidade de Patos, com 13 casos no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Água Branca, Aguiar, Cacimba de Areia, Catolé do Rocha, Imaculada, Itaporanga, Piancó, Tavares, Teixeira, Brejo da Cruz, Igaracy, Santa Luzia e São Mamede, além de um cidadão de Linhares (ES) que se acidentou na Paraíba.

Além dos casos envolvendo os acidentados, a Urgência e Emergência do hospital atendeu pessoas que com queda da própria altura, que se queixavam de dor abdominal, dor no peito, por entorse/torção, agressão animal, dor na perna, dor no braço, com problemas de hipertensão, com acidentes provocados por instrumentos perfuro/cortante, que sofreram agressão física, queda de nível, com dor na coluna, dor no pé e ainda com contusão diversa, entre outros motivos.

Dos 20 procedimentos cirúrgicos realizados durante o plantão do final de semana, seis foram de Cirurgia Vascular, outras seis de Cirurgias Ortopédicas, cinco casos de cirurgia Oncológica e mais três Cirurgias Geral. O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, atribui o aumento da demanda de atendimentos e, principalmente, das urgências e emergências na unidade ao relaxamento das medidas de confinamento e da consequente volta da circulação de mais pessoas na cidade e nas estradas. “Com esse aumento de saídas e viagens das pessoas, os riscos de acidentes e incidentes aumentam e isso reflete na nossa porta de entrada, principalmente, nos finais de semana”, disse ele.

Assessoria

Deixe seu comentário