Compartilhe!

Como superar a dor de uma perda de um animalzinho de estimação? O Gato Juan é a terceira obra infantil do escritor e ilustrador patoense Junior Misaki, onde será lançado neste dia 26 de março, às 18h30, no auditório da Fundação Ernani Satyro, na cidade de Patos.

O Gato Juan traz um sentimento particular do autor, que também teve um felino com o mesmo nome e que nesta obra o homenageou, relatando o seu carinho pelo animalzinho, que, ao partir, deixou-o com uma grande saudade e enorme aprendizado.
“Vesgo, barrigudo e muito dorminhoco, assim era o verdadeiro gato Juan, que se foi poucos meses depois de completar 13 aninhos. Era um membro da nossa família – tinha lá as suas regalias –, mas foi uma excelente companhia, um filho de pelos. Por isso, eu não poderia deixar a nossa história ficar restrita apenas às minhas memórias, logo, pode ter certeza de que você, leitor, está com um pedaço de um afeto singelo em suas mãos”, explicou o escritor.

Seguindo o formatinho no tamanho 20x20cm, colorida e com 20 páginas, a obra teve a revisão da professora Rejane Cunegundes e com o prefácio da pedagoga Deusilene Vigolvino.

“O autor descreve com muita sensibilidade o comportamento instintivo do gato, a rotina diária na casa, as brincadeiras, sentimentos e emoções despertados. Em cada estrofe escrita, pode-se perceber a importância dos animais domésticos no desenvolvimento da afetividade humana. A obra evidencia temas como luto e tristeza, assuntos ainda pouco abordados na literatura infantil”, destacou a pedagoga.
Nascido na cidade de Patos, no interior da Paraíba, o escritor e ilustrador é Mestre em Artes (UFRN) e professor da rede básica de ensino nos estados do Rio Grande do Norte e na Paraíba. Junior Misaki também é o autor das obras: Clarice e a Andorinha (2020), Quadrinizando nas aulas de Arte: De professor para professor (2020) e O Mágico do Seridó (2021).

O lançamento:

O lançamento que será realizado na Fundação Ernani Satyro será aberto ao público, onde será gravada uma participação do escritor no programa Funes Cultural, que há mais de um ano vem entrevistando artistas e produtores culturais da região do sertão, semanalmente exibido na TV Sol e também pela Rede Tabajara de Comunicação e apresentado pelo professor Delzymar Dias, nesta edição dedicará ao lançamento do livro do escritor patoense, com a presença de convidados ilustres.

Causa Animal:

Diferente dos outros livros, essa obra terá um cunho social para salvar a vida de vários animais de ruas, que são ajudados por ONGs e projetos apoiadores da causa animal. Na cidade de Patos (PB), o artista estará doando uma quantidade de 100 obras para o projeto “Amparar Animal”, onde parte da arrecadação será destinado para a compra de medicação, ração e outros utensílios para amenizar a dor dos bichinhos que vivem na rua.
A obra estará sendo vendida na loja de brinquedos Moni Moni, localizada na Av. Vidal de Negreiros (na rua da Fat Pizza), 166, no centro da cidade de Patos, por um valor de R$ 10 (dez reais).
Durante o mês de abril, conhecido como o mês do livro infantil, o autor Junior Misaki estará fazendo lançamentos exclusivos para escolas e instituições, falando sobre o seu processo criativo do texto e das ilustrações. As instituições interessadas deverão contatar o escritor que já está com últimas vagas para momentos literários nas escolas.

Próximos Projetos Literários

O artista que se sentiu impulsionado para a escrita durante o processo de quarentena na pandemia, já está preparando o seu quinto projeto, intitulado: A Raposa – Depois Daquele Adeus, um livro juvenil que será uma homenagem ao clássico “O Pequeno Príncipe” do escritor francês Antoine Saint-Exupéry. O livro que narra a história da personagem a raposa, após a partida do principezinho, trará questionamento sobre responsabilidade afetiva, autoestima e conflitos de personalidade. A previsão de lançamento será ainda para este primeiro semestre de 2022.
Premiado em primeiro lugar, em 2021, no edital Wills Leal, na categoria Artista Solo, na 6ª regional de cultura da Paraíba, pela lei Aldir Blanc e artista finalista na categoria Livro do Prêmio HQ MIX 2021 (o Oscar dos Quadrinhos nacionais), Junior Misaki vem se destacando na área literária desde o premiado livro Clarice e a Andorinha, em 2020.

Assessoria

Deixe seu comentário