Nesta quinta-feira, 05/05, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a farmacêutica bioquímica de Patos, Rosenilda Candeia Lima, envia esse texto para alertar sobre os riscos do uso incorreto dos medicamentos:
USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
5 de maio é o dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos
A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causadas pela automedicação, ressaltando a grande importância tanto do uso racional quanto a necessidade de descarte adequado de medicamentos.
Uso racional de medicamentos de acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS) é quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.
Medicamentos devem ser utilizados nas doses e horários recomendados. Não interrompa nem prolongue o uso de medicamento sem a devida orientação. Nunca altera as doses receitadas.
Nunca tome medicamentos com refrigerante, chá, café ou bebida quente. Lembre-se que nem todo medicamento pode ser tomado com leite, sucos de frutas ou mesmo com alimentos. O recomendado é sempre tomar com um copo cheio de água
(aproximadamente 200 ml).
Os medicamentos são feitos para agir no local certo e na dose certa. Quebrar comprimidos ou abrir cápsulas sem orientação adequada pode levar à perda do efeito.
Todo medicamento tem um prazo de validade e deve ser descartado de forma correta após o vencimento. Peça sempre a orientação do farmacêutico.
Os medicamentos devem ser guardados em locais seguros, arejados, secos e protegidos da luz. Sempre longe do alcance das crianças. Nunca deixe os medicamentos no banheiro, cozinha ou no carro.
Cuidado com os antibióticos, o seu uso exagerado e sem controle torna as bactérias mais resistentes.
Saúde é coisa séria. Não tome medicamento por conta própria ou por indicação de amigos, vizinhos ou por indicação de outras pessoas. O que foi útil para alguém pode fazer mal a você.
Ao receber o medicamento confira sempre se é o que foi receitado, o lote, a validade e se a embalagem não está violada.
Sempre que tiver dúvidas sobre medicamentos, oriente-se com o seu médico ou farmacêutico. A orientação farmacêutica é fundamental para o uso correto dos medicamentos.
Medicamento é coisa séria, a conscientização, prevenção e a informação são os melhores remédios.
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) os riscos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos é um sério problema de saúde pública, que pode causar reações alérgicas, intoxicações, aumentar a resistência aos microrganismos e piorar o quadro de saúde do indivíduo.
Assessoria