Compartilhe!

18 de maio

Nesta quarta-feira, 18/05, Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, acontecerá na comunidade das Sete Casas, em Patos, uma caminhada de mobilização em prol da Campanha Maio Laranja. O evento é organizado pela Associação Beneficente Abinoam Lourenço (ABENAL).

Segundo a pastora Joana D`Arc, uma das diretoras da ONG ABENAL, a caminhada terá início a partir das 16h, com concentração em frente ao PSF da comunidade e percorrerá as ruas da localidade, em parceria com a Igreja do Nazareno (uma das mantenedoras da ONG), Escola Municipal de Ensino Fundamental Zefinha Motta, Escola de Ensino Fundamental Dom Expedito e a Creche Inácio Fernandes.

A ONG ABENAL foi criada em 2009 na comunidade das Sete casas, atendendo hoje, mais de 440 crianças, adolescentes e um grupo de mães grávidas ou com bebês recém-nascidos, trabalhando nas áreas cognitiva, bem-estar e saúde, cidadania e socioemocional.

“Alcançamos crianças das comunidades Sete casas, Vila Nova, Vila Cavalcante, Bairro da Vitória, Placas, Milindra, na sede que fica nas Sete Casas, e o anexo no Noé Trajano. Alcançamos as comunidades Dom Bosco, Noé Trajano e Matadouro”, disse a pastora Joana D`Arc.

A Campanha Maio Laranja foi idealizada pela Assistente Social Juliana Freitas, à época coordenadora do CREAS Regional de Malta. Uma amiga de Juliana, a psicóloga Kezia Naara, falou em reunião do CMDCA sobre o que significava a campanha e a vereadora e presidente da Câmara Municipal à época Nadir Rodrigues, apoiando o Conselho Municipal de Patos, transformou a ideia em Projeto de Lei que, após aprovado por unanimidade, foi transformado em Lei e sancionado pela então prefeita de Patos – Francisca Motta – a Lei 4.438/2015, de 08 de maio de 2015, a primeira Lei criando a Campanha Maio Laranja, campanha que tem por meta ampliar para todo o mês de maio as ações da Campanha do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. Em 2016, a campanha Maio Laranja foi apresentada em um treinamento de proteção dos projetos da Compassion e vários deles adotaram também o maio Laranja, sendo adotado o compromisso do líder do treinamento – Pr. Franzé em levar a campanha para todos os projetos da Compassion no ano de 2017.

Maio Laranja também foi apresentado em evento da Tearfund, em Campina Grande em 2016, tendo despertado o interesse da RENAS em levar a proposta para os municípios de Minas Gerais. Parabenizo à Rede Mãos Dadas por dar visibilidade também à campanha. Hoje, diversos estados e municípios criaram suas leis e dão visibilidade a essa campanha que tem como meta ampliar para todo o mês de maio, as ações da campanha do 18 de Maio – Dia Nacional de combate ao Abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A partir dessas iniciativas a Campanha Maio Laranja, tomou dimensão nacional.

Veja vídeo:

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário