Compartilhe!

A tarde desta quinta-feira, dia 26 de maio, foi marcada, na cidade de Patos, pela cerimônia de 50 anos de serviços prestados a Patos e região pelo 3º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, com sede na morada do sol, que vivenciou hoje um momento de festa no auditório SEBRAE, onde foram recebidas diversas autoridades militares e civis, policiais da ativa, e da reserva, que prestaram relevantes serviços ao Batalhão. Um momento de emoção e gratidão, por aqueles que fizeram a cerimônia, que contou com homenagens, medalhas e comendas entregues a policiais de destaque.

O Blog do Jordan Bezerra esteve fazendo a cobertura do evento, e presenciou a alegria e, ao mesmo tempo o reconhecimento da sociedade ao 3º Batalhão da Polícia Militar, que tanto tem feito pela população sertaneja.

Nos 50 anos da briosa Polícia Militar, no que tange ao 3ºBPM, passaram 32 comandantes até hoje e, que atua em 21 municípios. Nesta quinta-feira, quem fez o papel de anfitrião como comandante foi o tenente-coronel Esaú Lucena. O evento contou também com a presença do comandante de Polícia Regional(CPR-II), Coronel Campos, e o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, o Coronel Sérgio Fonseca, que fez questão de vir abraçar e festejar com toda a tropa.

Depois do momento de acolhida e de solenidade, da entrega das comendas pelos comandantes e também por ex-comandantes, grupo que fez história no 3º BPM, a animação ficou por conta da banda da Polícia Militar, muito elogiada. Outras grandes autoridades fizeram-se presentes, como o comandante do Corpo de Bombeiros da região do sertão Saulo Laurentino, o comandante da Polícia Federal de Patos, Christiano Hirói, como também o comandante do presídio Romero Nóbrega, Charles Martins.

Após esse momento, tiveram as falas dos comandantes. Quem iniciou o discurso foi o comandante do 3ºBPM Esaú Lucena. O comandante saudou a todos que estavam presentes, autoridades e militares, e o público em geral. Afirmou que esse momento no SEBRAE era de celebração. Inicialmente, destacou o papel primordial da polícia, que é de cuidar. Uma missão, segundo ele, árdua, mas que a Polícia Militar vem fazendo com muito zelo. Parabenizou, de modo especial, a banda de música, por ter feito parte de sua história quando criança, ao acompanhar a banda passar pelo Jardim Lacerda e demais ruas, e ele seguia correndo atrás da banda, o que para ele foi uma inspiração. Felicitou seus pais pelas conquistas e apoio; coronel Elias Alves Barboza e Analice Fernandes de Lucena Barboza.

Esaú comparou um policial a um xique-xique, forte e resistente às adversidades do tempo, e os espinhos representam as adversidades e incompreensões, falta de reconhecimento, mas que mesmo assim eles permanecem firmes, cada homem e cada mulher se dedicando para defender a sociedade. Por fim, o comandante agradeceu aqueles que estiveram presentes, embora alguns não tiveram a oportunidade de participarem do evento.

Já o Coronel Campos lembrou que a história dele com a do 3º Batalhão se confundem, visto que o Batalhão completa 50 anos e ele, em breve, também completará. São 31 anos de dedicação à Polícia Militar, algo que o coronel declara com muito prazer e orgulho de defender o cidadão. Vestir, de fato, a farda da Polícia. Afirmou que, muitas vezes, a polícia não é reconhecida como deveria ser, as vezes há inversões de valores, sendo os bandidos mais valorizados, e o militar que dá a vida pela segurança popular não é visto dessa maneira.

Lembrou que viveu momentos distintos na polícia, os quais a polícia nos seus 10 primeiros anos de carreira não possuía estrutura, mas que foi melhorando aos poucos, e hoje é de uma importância imensa para a sociedade. O coronel fez questão de lembrar grandes nomes que passaram pelo 3º BPM de Patos, que dedicaram sua vida a esse trabalho, dentre eles, o professor Vital, e tantos outros, como o seu formador, o Coronel Martins, um homem de pulso. Destacou e solicitou uma salva de palmas para o Sargento Dias, que tem 50 anos de prestação de serviços ao 3º Batalhão, e que representa a honradez da Polícia, no seu jeito simples e ao mesmo tempo participativo. Por fim, o coronel Campos agradeceu o apoio que vem recebendo do comando da PM, do coronel Sérgio Fonseca, e agradeceu a cada um compõe o 3ºBPM, equipe que tem essa preocupação de cuidar do policial, algo fundamental.

O último a discursar foi o comandante-geral da Polícia Militar, o Coronel Sérgio Fonseca que leu uma relação de nomes da PM, que fizeram parte da história briosa dos 50 anos do 3ºBPM. Afirmou que era um momento de alegria, 50 anos de unidade e serviços prestados a Patos e região, um momento de celebrar junto com a tropa. O Coronel lembrou que, assim como disse o Coronel Campos, muitas vezes a polícia é incompreendida, mas não deixar de fazer seu trabalho, em defesa da sociedade. Muitos perdem a própria vida realizando esse trabalho. Desejou que a tropa continue empenhada, dedicada, assim como está. O Coronel lembrou que não está preocupado com o período que passará no comando, mas o tempo que tiver quer usá-lo para fazer a diferença, pensando na melhoria para seus comandados. Por fim, o comandante chamou o Sargento Francisco, também pastor, para conduzir uma benção a todos os presentes.

O sargento, em oração, pediu ao Senhor Jesus que abençoe todo o comando da PM, todos os soldados, e que a igreja estará sempre rezando para eles poderem continuar a cumprir um papel tão importante.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário