No último dia 25, se comemorou o Dia Internacional da Tireoide, data que marca um debate importante sobre essa glândula que produz os hormônios T3 (Triiodotironina) e T4 (Tiroxina), responsáveis por atuar em diversos órgãos do corpo e auxiliar na regulação do metabolismo. Trazendo para a área oncológica, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o câncer de tireoide é o mais comum na região da cabeça e do pescoço, afetando três vezes mais mulheres do que homens. E foi, justamente, focando neste contexto, que profissionais do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), que atuam no Hospital do Bem, se reuniram na manhã desta segunda-feira (30), com gerentes regionais de saúde, apoios técnicos e secretários municipais de saúde para esclarecer os critérios e perfis para encaminhar pacientes oncológicos para o serviço especializado realizado em Patos, no Hospital do Bem.
Coube ao Dr. Erickson Werter, cirurgião de Cabeça e Pescoço do Hospital do Bem, e a Endocrinologista, Felícia Nóbrega Crispim, fazerem os esclarecimentos necessários a fim de que os agentes públicos de saúde fossem melhor orientados neste sentido, a fim de que a população que precise deste serviço seja encaminhada de forma correta e oportuna. A palestra, realizada no auditório da FIP, contou ainda com a participação da Patologista e Diretora Geral do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer PB – CEDC, Dra. Roseane Machado.
“Foi um momento ímpar para o alinhamento e fortalecimento da rede oncológica do Hospital do Bem, onde nós pudemos esclarecer várias dúvidas e melhor orientar os gestores de saúde dos municípios aos quais somos referência para os encaminhamentos dos pacientes que tenham problemas relacionados à tireoide”, afirmou o Diretor Geral do Complexo, Francisco Guedes, que estava acompanhado do Diretor Administrativo, Levi Firmino e da Diretora do Hospital do Bem, Lidiane Nascimento. A Coordenadora de Regulação do Estado, Luciana Suassuna Dutra, também participou do evento, já que todos os pacientes que são encaminhados para tratamento e acompanhamento no Hospital do Bem precisam, necessariamente, ser encaminhados via Sistema de Regulação do Estado.
Quais são as doenças que afetam a tireoide, quais os principais sintomas delas, e quais as maneiras de diagnosticar o câncer de tireoide. Esses foram os tópicos abordados na palestra desta manhã pelos especialistas. Para a responsável pela 7ª Gerencia Regional, Jacilene Eduardo de Sousa, a palestra foi muito esclarecedora e oportuna. “Esse evento se consolidou como um importante recurso para a qualificação da atenção à pacientes oncológicos. É notório os grandes avanços que o Governo do Estado tem empreendido para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, sobretudo de pacientes que residem no sertão paraibano e essa ampliação de ofertas do Hospital do Bem, agora também atendendo os pacientes com câncer de Tireoide, é fundamental para consolidação dessas melhorias. A reunião de hoje foi conduzida por uma equipe qualificada e que explanou todo o processo de atendimento do hospital de forma clara e transparente”, afirmou Jacilene.
Assessoria