Compartilhe!

Uma jovem estudante, moradora da zona rural de São José de Espinharas, na Região Metropolitana de Patos, disse à Folha Patoense nesta terça-feira, 07/06, que a prefeitura não está disponibilizando o transporte escolar aos estudantes dos sítios Recanto, Ferrão e Suécia para o deslocamento até a sede do município.

A denúncia foi encaminhada à Secretaria de Educação de São José de Espinharas que, em nota, assinada pelo secretário de educação, Diogens Augusto, explicou o seguinte:

Boa tarde!

É do conhecimento de todos de que a responsabilidade pelo oferecimento do Ensino Médio é da esfera estadual e não, municipal. Durante anos, o Governo do Estado da Paraíba, manteve uma parceria com o nosso Município com o oferecimento de uma extensão do Ensino Médio, na Escola Municipal Mariana Nóbrega de Sousa, localizada na Fazenda Flores, que atendia aos estudantes da zona oeste do Município. Ocorre que em 2021, o Governo Estadual, de forma unilateral, decidiu por não mais manter essa extensão.

Os alunos que estudavam o ensino médio na referida Escola optaram por se matricular em Santa Gertrudes, até pela proximidade das suas moradias, tendo em vista que a distância percorrida até aquela localidade, é menor do que o percurso até a sede do Município, onde também há uma Escola Estadual, além do acesso até Santa Gertrudes ser facilitado, pela BR 110.

Recentemente, o governo do Estado nos forneceu um ônibus escolar para fazer o transporte desses estudantes até Santa Gertrudes e o Município, se comprometeu e está oferecendo motorista. Com essa ação conjunta entre estado e Município, o problema nessa rota, já foi resolvido. O acesso a educação e o transporte escolar estão sendo oferecidos a todos os interessados, desde o início das aulas.

Contudo, uma pequena minoria de alunos, se recusa a ir estudar em Santa Gertrudes e insistem  em estudar na sede. Importante destacar que até ontem, nem sequer tínhamos conhecimento de que havia qualquer matrícula de alunos da zona oeste do Município, na Escola da Sede, mesmo porque desde o início do ano letivo, o transporte já está sendo oferecido até o Distrito de Santa Gertrudes, o que ocorreu mesmo antes da chegada do ônibus que nos foi cedido pelo Estado.

Enfim, infelizmente, o Município não tem condições de atender a individualidade, no sentido de oferecer mais um transporte, mesmo porque somos o terceiro maior município do Estado da Paraíba, em extensão territorial e atendemos todas as rotas de transporte escolar com todos os ônibus e motoristas já alocados para atender a demanda, que é imensa.

Sempre estivemos à disposição para fazer o melhor, ouvindo e nos esforçando para atender os interesses da coletividade.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário