O Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos, tem sido destaque em relação aos projetos de ressocialização que estão sendo desenvolvidos na unidade. As atividades visam envolver os reeducandos no processo de educação, trabalho, prestação de serviços e nas práticas que retornem com ações positivas para a sociedade.
Na manhã desta sexta-feira, dia 10, o Presídio Procurador Romero Nóbrega inaugurou o seu viveiro com mudas de plantas nativas e frutíferas. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos e com o Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), tendo reeducandos envolvidos nos cuidados do projeto.
As plantas cultivadas no viveiro serão destinadas ao reflorestamento na cidade de Patos, para cidadãos que desejem plantar em espaços adequados e nas ações apontadas pelas entidades parceiras da unidade prisional. A partir desta sexta-feira, o Presídio Procurador Romero Nóbrega tem mais um projeto de contribuição social na área ambiental.
Em visita e inspeção, o Secretário de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, Dr. João Alves, se fez presente no presídio e elogiou os programas de ressocialização desenvolvidos na unidade. O Dr. João falou da importância da ressocialização, das medidas de segurança adotadas e dos avanços na administração penitenciária no Estado da Paraíba.
O secretário destacou a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no Bairro Monte Castelo, em Patos, que será referência da segurança pública no sertão da Paraíba. O Dr. João está na cidade de Patos para acompanhar o Governador João Azevedo na realização da inauguração do CICC e para a realização da plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE), que vai acontecer no Bairro do Jatobá.
Quem também se fez presente no Presídio Procurador Romero Nóbrega foi o prefeito Nabor Wanderley, o vice-prefeito Jacob Souto, a secretária de Meio Ambiente do Município, Manoela Rodrigues, a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Helena Wanderley, dentre outros. Nabor referendou as parcerias desenvolvidas entre a Prefeitura de Patos e o presídio, fazendo menção de forma positiva para cada projeto desenvolvido.
Charles Martins, diretor da unidade prisional, agradeceu pela presença de todas as autoridades presentes e também pelas parcerias e os apoios aos programas criados e que em muito tem contribuído com a ressocialização e a sociedade.
Ouça entrevista com Dr. João Alves, Nabor Wanderley e Charles Martins:
Jozivan Antero – Polêmica Patos