Compartilhe!

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra ouviu o secretário estadual de Infraestrutura, Recursos Hídricos da Paraíba e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, que falou sobre uma demanda solicitada pela população de Patos e região: a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), que ficou insuficiente para a demanda devido ao crescimento populacional.

De acordo com o secretário, a Cagepa está ciente desse problema e também vem buscando realizar estudos técnicos para identificar a real situação e dimensionar a necessidade atual. Ele disse que garantir a segurança hídrica no Sertão é uma ordem do governador João Azevêdo.

“Eu entendo perfeitamente a preocupação da população de Patos. Nós realmente precisamos ter disponibilidade de água. Essa é uma das metas do governo João Azevêdo, garantir segurança hídrica para a região, desde a campanha de 2018. Em relação a Patos, a sensação que temos é que a prioridade é, sem dúvida, a ampliação da estação de tratamento de água. Mas a água que vem pela Adutora Coremas-Sabugi ainda é suficiente para abastecer Patos. Temos a outra alternativa, que vem do Açude Capoeira e de outros dois mais próximos. Mas o grande problema é a limitação da capacidade que a Estação tem de tratar essas águas. A Cagepa já tem esse estudo, e o governador está assinando a ordem de serviço agora”, explicou Deusdete.

O secretário também falou sobre o desperdício de água, as perdas com constantes vazamentos e o furto de água com gatos e outros meios. Ele ainda convocou a população a consumir o líquido preciso com consciência, sem estragar. “A Cagepa, por enquanto, não tem projeto para ampliação, mas visa melhoras as alternativas de abastecimento. Nós precisamos reduzir perdas e ampliar a estação de tratamento de Patos, com isso chegará água com quantidade e pressão necessária. Além disso, estamos reduzindo ao máximo as perdas, o desperdício e o furto de água. Precisamos divulgar para que a população consuma água com consciência”, disse o secretário.

Ouça outros detalhes no áudio abaixo:

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário