Compartilhe!

Em breve, os pacientes que utilizarem os serviços da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) e os profissionais que atuam no setor vão sentir mudanças significativas que melhorarão o fluxo nos ambientes das áreas Verde, Amarela e Vermelha. Isso graças à execução do Projeto Lean que está em implantação na unidade desde abril último. Nesta segunda-feira (27), mais uma etapa do Projeto foi concluída na unidade com a realização de uma oficina sob a supervisão de profissionais da Beneficência Portuguesa de São Paulo. O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

“Ontem trabalhamos com a equipe do Lean o Mapeamento de Fluxo de Valor para os nossos usuários, identificamos pontos de melhoria, sugerimos mudanças para melhorar esse fluxo e estamos trabalhando, desde então, na implantação destas modificações que trarão uma melhoria significativa em todos os processos internos desde a redução do tempo de espera pelo atendimento até a questão das altas médicas”, argumenta o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

“A superlotação dos serviços de urgência e emergência nos hospitais do SUS é um fator que impacta todo o sistema de saúde e se constitui num dos maiores desafios enfrentados pelos hospitais públicos”, explica o Diretor Clínico do Complexo, Dr. Pedro Augusto que também participou da oficina desta segunda-feira. “Com o Lean estamos utilizando metodologias estruturadas de gestão para otimização de tempo, recursos e espaço, e assim garantiremos mais agilidade e segurança no atendimento e isso provocará uma verdadeira mudança em nossa unidade, inclusive, na questão da rotatividade de leitos”, atesta o médico.

Assessoria

Deixe seu comentário