O jornalista Heron Cid anunciou que vai se afastar das suas atividades profissionais no rádio e na internet para disputar as eleições deste ano. O jornalista Heron Cid foi lançado pré-candidato a deputado federal pelo PSB, nesta quinta-feira (30), em evento na Associação Paraibana de Imprensa (API) com a presença do governador João Azevêdo, do deputado federal Gervásio Maia, de outros políticos, jornalistas, amigos e familiares.
Heron Cid não será o único comunicador a pleitear algum cargo eletivo em 2022. Recentemente a apresentadora Fernanda Albuquerque também anunciou que vai disputar uma das vagas na Câmara Federal, bem como o comunicador Emerson Machado que desde abril anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual. Nilvan Ferreira é outro que sai para disputa, só que para concorrer o governo da Paraíba.
Em Patos, o jornalista Jamerson Ferreira e o radialista Jozivan Antero também deixaram seus programas de rádio para concorrerem ao legislativo.
De acordo com a lei, encerrado o prazo para a realização das convenções no ano das eleições, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e em seu noticiário, divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, inclusive se coincidente com o nome do candidato. Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro.
A partir de 30 de junho do ano da eleição, é vedado às emissoras transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição de multa e de cancelamento do registro da candidatura do beneficiário.
Vicente Conserva – Portal 40 Graus