Compartilhe!

A cidade de Patos está sendo contemplada por dois projetos de vale-gás que irão beneficiar 758 famílias. Os contemplados terão direito de trocar seus botijões vazios por até cinco vezes. O primeiro projeto ocorre em parceria com a UniãoBR e vai beneficiar 200 famílias. O segundo, em parceria com a Ação da Cidadania e Cáritas Regional Nordeste II, contempla mais 558 famílias.

As 758 famílias beneficiadas por estes projetos são atendidas por ações desenvolvidas nos diversos bairros da cidade de Patos, que são acompanhadas pela Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária, Pastoral do Menor e Ação Social Diocesana de Patos.

Na Paróquia de Nossa Senhora das Neves, conforme destaca José Emídio, coordenador da Pastoral do Menor na Diocese de Patos,  “os dois projetos atendem cerca de 150 famílias das localidades do Conjunto Bivar Olinto, Vila Teimosa e Assentamento Campo Comprido, que acompanhadas pelas Pastorais da Criança e do Menor”. Além desta paróquia, a Pastoral do Menor também atende famílias nas Paróquias de Santo Antônio e São Sebastião.

Padre Sebastião Gonçalves, da Pastoral Carcerária, destaca a importância do projeto que está beneficiando centenas de famílias. A mesma visão é seguida pelas coordenadoras da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, respectivamente, Maria do Socorro (Corrinha) e Maria Joseny (Josa).

Anchieta Assis, representante do Projeto de Ação Solidária, enfatiza as centenas de famílias beneficiadas pela UniãoBR residem no território das paróquias da cidade de Patos. O apoio logístico para a entrega dos vales-gás da Ação da Cidadania conta com o apoio da equipe do Programa de Promoção e Ação Comunitária (PROPAC) e tem o apoio logístico de Irenaldo Pereira de Araújo, José Arimateia, Vicente Gouveia, Ancelmo Dantas, Lielma Xavier e Júnior Leite.

No Bairro Dona Milindra a ação conta com a parceria do Centro Semear, que contribuiu com o cadastramento das famílias da localidade com apoio da Associação Comunitária.

O Monsenhor João Saturnino de Oliveira, presidente da Ação Social Diocesana de Patos, lembra que essas atividades se somam a todas outras de apoio a famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e vem para fortalecer a ação: “É Tempo de Cuidar”.

O articulador do Pilar da Caridade na Diocese de Patos, Prof. Irenaldo Pereira de Araújo, disse que a ação ocorre por meio da colaboração de uma rede de pessoas voluntárias e com o apoio do nosso bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva.

José Emídio lembrou que na sexta-feira, dia 15 de julho, na Paróquia de Nossa Senhora das Neves, ocorreu a segunda troca do projeto da UniãoBR e a primeira troca do Projeto Ação da Cidadania/Cáritas. Para tal, foi aberto um canal de diálogo com a distribuidora para que a entrega ocorresse no próprio bairro, assim facilitando a vida das famílias contempladas.

A grandeza desta e de outras ações solidárias é o envolvimento de tantas pessoas, cujo maior interesse é garantir o bem-estar a famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade. Vale sempre relembrar o ditado: “Ser solidário é ser humano!”.

ASCOM

Deixe seu comentário