Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 6ª Gerência Regional de Saúde concluiu na última sexta-feira (22), mais uma etapa do combate ao mosquito Aedes aegypti com a aplicação de inseticida com utilização do carro fumacê.

O coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, José Júnior de Medeiros, informou que o carro fumacê atuou durante três semanas e contemplou um total de 27 bairros, e ainda o distrito de Santa Gertrudes. A parceria entre as Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica do município foi importante para traçar o raio de ação do carro fumacê, como destacou De Medeiros.

“Lembrando que o carro fumacê é uma alternativa de combate ao mosquito, mas não resolve a problemática na totalidade. Por isso, é importante que cada cidadão se policie e tire dez minutos para fazer uma varredura no quintal e verificar se existe algum recipiente acumulando água, bem como colocar pneus velhos em locais cobertos, lixo bem acondicionado, etc”, lembrou.

A utilização do carro fumacê no combate ao Aedes serve como reforço e a eficácia é de 30%, tendo em vista que as ações individuais de cada cidadão e cidadã é que vão contribuir para eliminar os focos que existem principalmente nas residências, conforme destaca o coordenador da Vigilância Ambiental.

LIRAa – Patos reduz índice de infestação

O segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, realizado entre os dias 4 e 8 de julho em Patos pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, apontou índice de 3,9% (médio risco de epidemia).

Comparado ao índice de 5,8%, resultante do primeiro LIRAa feito no início de 2022, a redução foi de 1,9%.

Áudio De Medeiros – Coordenador da Vigilância Ambiental (conclusão dos trabalhos com carro fumacê):

Coordecom – Hélio Barbosa

Deixe seu comentário