A Prefeitura de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, por meio da Secretaria de Saúde, comentou, nesta segunda-feira (25), sobre a recente notícia dada pelo Ministério Público de que 86 remédios estão em falta na rede pública de todo o país. Chaguinha Alves, secretário da pasta, disse que o momento é difícil, além do mais o ministério não tem uma previsão de quando o abastecimento voltará ao normal.
No rol das substâncias em falta, constam antibióticos, antialérgicos e soro fisiológico. Diante dessa realidade, a SMS está fazendo uma triagem de utilização dos medicamentos, a fim de evitar o desabastecimento no município.
“Como sempre temos nos portado com responsabilidade, organização e empatia, então, faremos o possível para que não falte assistência farmacêutica à nossa comunidade”, afirmou Chaguinha.
Os motivos para a escassez de medicamentos apontados pelo ministério da saúde são em sua maioria globais, como lokdowns para conter a Covid-19 na China e na Índia, guerra na Ucrânia e a redução de matéria-prima disponível.
Assessoria