Compartilhe!

Uma delegação de brasileiros, composta de aproximadamente 30 pessoas, embarcou, neste sábado (27), para Frankfurt, na Alemanha. Eles desembarcaram neste domingo, dia 28.

A viagem, com representatividade da Cooperativa Bem Viver, tem como objetivo, durante uma semana, conhecer novas experiências na linha de Cooperativas de Energias Renováveis (Solar Descentralizada).

O engenheiro florestal e educador popular, Anchieta Assis, do Comitê de Energia Renováveis faz parte da comitiva, representa a Cooperativa Bem Viver.

“A Cooperativa Bem Viver foi criada em janeiro de 2020, por pessoas do meio urbano e rural e está localizada em Matureia. Cada um dos cooperados, num total de 24, pode adquirir até 4 placas voltaicas, sendo que uma delas foi doada a famílias de agricultores familiares. Em abril deste ano recebemos convite para participarmos de reuniões com a Confederação Alemã de Cooperativas, representação no Brasil (DGRV). Recentemente houve uma reunião presencial do grupo de trabalho em energias solar distribuída, em SãoPaulo, onde se anunciou uma viagem à Alemanha, a fim de conhecer a experiência alemã na área e possibilitar o conhecimento e intercâmbios possíveis. O nosso cooperado Anchieta Assis recebeu a incumbência de participar em SP e na sequência foi escolhido para nos representar também na Alemanha, devido a sua experiência de trabalho social e popular, como também seu conhecimento das energias renováveis. Portanto, uma delegação de 30 representantes de cooperativas de diversos estados brasileiros viajou à Alemanha, onde permanecerão até 04 de setembro, visitando as instalações de algumas cooperativas. Devo dizer que a Misereor nos auxiliou na implantação da usina e o CERSA foi o espaço inicial de sua gestação”, disse Romero Antônio, presidente da Cooperativa Bem Viver .

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário