Compartilhe!

WhatsApp Image 2022 09 09 at 08.11.11 1Foram 14 exposições entre 2019 e 2022 que, depois de quase dois anos com a Galeria fechada em decorrência da pandemia, o Edital encerra o ciclo de exposições do período. Amanhã, sexta (09), o Projeto tornará público o resultado do Edital 2023_2024, com os artistas selecionados que irão compor a programação de exposições dos próximos dois anos.

A Usina Cultural Energisa, desde sua criação em 2003, tem sido palco de grandes eventos, como o Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport), Prêmio Energisa de Artes Visuais, entre outros. Desde 2016 voltou a acontecer a ocupação da galeria de arte da Usina com uma série de exposições, coletivas e individuais, com destaque para a produção local e notadamente daqueles talentos surgidos no Arte na Empresa, programa de exposições realizado ininterruptamente pela Energisa, na Paraíba, desde 2008, nas cidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa.

WhatsApp Image 2022 09 09 at 08.11.11A última exposição, deste Edital, começa hoje (08), na Usina Cultural Energisa com uma vernissage, a partir das 19h. A Mostra trata-se de duas individuais e simultâneas com os artistas: Paulo Vieira – Pantanal (25 pinturas em acrílica e óleo sobre tela, produzidas durante a pandemia, entre 2020 e 2022); e Lindalva Néri e Ana Andrade – De mãe para filha: encanto de gerações (12 histórias contadas por meio de bonecas de pano).

E a Energisa não para. Em breve, o Edital 2023_2024 convocará os selecionados para compor o programa de exposições dos próximos dois anos. A equipe responsável está na fase de seleção das propostas para o próximo período de exposições artísticas, visando a promoção e valorização da cultura paraibana.

Em razão das medidas obedecendo a leis sanitárias federais e estaduais adotadas pela Usina Energisa, as exposições da temporada abril-dezembro de 2020 foram suspensas e, desde março de 2022, acontecem presencialmente obedecendo aos protocolos vigentes de biossegurança para prevenção da Covid-19. Portanto, a galeria será ocupada por coletivas e individuais, de artistas convidados ou selecionados pelo Edital de Ocupação Artes Visuais 2019-2020, numa realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) com o patrocínio da Energisa Paraíba. Com essa iniciativa, o público tem oportunidade de melhor conhecer a produção dos artistas da nossa terra.

De mãe para filha: encanto de gerações

Na exposição De mãe para filha: encanto de gerações é apresentada as curiosas histórias elaboradas pelas artesãs Lindalva e Ana Andrade a partir da mostra de suas bonecas de pano. Mãe e filha que com uma agulha e linha e um monte de retalhos de tecidos, fazem perpetuar a arte popular na Paraíba. Cada cena, com bonecos, animais, pessoas, monstros, príncipes, princesas, noivas e noivos tem uma história criada a partir das mãos criativas e sonhadoras destas artesãs. A intenção da exposição é despertar a criança que está dentro de cada pessoa e contribuir na educação e possibilitar que o mundo se torne mais leve e mais colorido.

Pantanal

Em Pantanal, o artista plástico Paulo Vieira, mostra a natureza exuberante do bioma através de quadros com cores fortes e expressivas. O trabalho do artista é composto por obras que passeiam por toda natureza, e demostram as partes mais belas da flora e fauna brasileira. Ele é artista visual desde 1970, e desde então colore um pouco mais a paraíba.

Assessoria – Energisa

Deixe seu comentário