Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Educação, implantou, nesta quinta-feira, dia 15 de Setembro, o Núcleo Integrado Psicossocial Educacional – NIPE, que atuará nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino na promoção e prevenção das problemáticas sociais e emocionais, buscando intervenções interdisciplinares no âmbito educacional.

O evento, que também deu ênfase ao Setembro Amarelo, ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, Zefinha Mota, com a presença do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, o vice-prefeito, Jacob Souto, a presidente da Câmara de Vereadores Tide Eduardo, parte do secretariado, diretores de escolas, coordenadores, e demais funcionários.

O NIPE funcionará por equipe e área educacional, sendo elas: Belo Horizonte, Jatobá, Frei Damião e São Sebastião, com ações que envolvem palestras socioeducativas, ações d e prevenção ao uso e abuso de drogas e violência escolar e doméstica, escuta psicossocial, plantões psicológicos, psicoterapia grupal, intervenções com pais e responsáveis, alunos e funcionários, mediação de conflitos e encaminhamento e articulação em rede de apoio à criança e adolescentes.

O prefeito Nabor Wanderley afirmou que o NIPE dará apoio nas questões familiares e também na disciplina dos alunos, no respeito aos diretores, funcionários e professores na sala de aula, uma vez que esses, às vezes, convivem com problemas.

“É um compromisso da gestão de avançar na educação, e quando a gente diz avançar na educação é avançar em todos os setores”, disse.

A secretária de educação, Adriana Carneiro, acrescentou que o atendimento do NIPE irá somar no processo de ensino e aprendizagem.

Já Irinaldo Marques, Coordenador do Setor Psicossocial da Secretaria de Educação, informou que o trabalho do NIPE englobará ações importantes que impactam na saúde mental dos alunos e familiares.

“O NIPE irá trabalhar as crianças, adolescentes e as famílias também numa perspectiva de atuar com gestores e os docentes das escolas levando ações como palestras, escuta psicológica, escuta psicossocial e tantas outras ações que venham visar a questão da qualidade da saúde mental dos nossos alunos”, disse.

A criação do NIPE cumpre a lei municipal n° 4.807/2016 que cria o serviço de psicologia escolar nas escolas públicas do município e reconhece esses profissionais como suporte pedagógico à docência.

Áudio de Nabor Wanderley:

Áudio de Adriana Carneiro:

Áudio de Irinaldo Marques:

6323b923e85f3 2

6323b923e87fe 5

6323b923e8a73 4

6323b923e8c5b 6

Coordecom

Deixe seu comentário