Compartilhe!

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) anunciou nesta terça (4) apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para a Presidência da República.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais de Ciro Gomes menos de uma hora após anúncio do PDT (Partido Democrático Trabalhista) a Lula. Ele evitou citar o nome de Lula, afirmando que “acompanha a decisão do meu partido”. O PDT anunciou mais cedo, em decisão unânime pelo diretório nacional da sigla, apoio a Lula.

“Lamento que a democracia brasileira tenha afunilado a tal ponto que reste para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias”, disse. “Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora.”

‘Não aceitarei qualquer cargo’

Ciro disse também que acompanha a decisão do partido sem pedir cargo em troca. “Adianto que não pleiteio e não aceitarei qualquer cargo em um eventual futuro governo. Quero estar livre ao lado da sociedade, em especial da juventude, lutando por transformações profundas, como as que propusemos durante a campanha”, afirmou.

“Ao povo brasileiro me dirijo: fiquem certo de que, como sempre fiz, vou fiscalizar, acompanhar de perto o dia a dia do governo que assumirá em janeiro. Assim como vou seguir estudando e apresentando ideias para o nosso país”, finalizou Ciro Gomes.

O candidato do PDT foi o quarto mais votado no primeiro turno das eleições 2022, com 3.599.287 votos, equivalente a 3,04%.

Lula e Jair Bolsonaro obtiveram, respectivamente, 48,43% e 43,20% dos votos válidos e disputam o segundo turno da eleição.

Veja vídeo.

G1 CE

Deixe seu comentário