Patos (Foto: arquivo Folha Patoense)
Compartilhe!

O período chuvoso do sul do Nordeste começa na segunda quinzena de outubro de 2022, e esse ano terá a influência do fenômeno climático e oceânico La Niña, dessa forma, o sul e região central da Bahia poderão ter chuvas acima da média dentro do trimestre outubro, novembro e dezembro. Para a porção norte do estado e para a região de Petrolina, a perspectiva é de elevação significativa da umidade do ar, e ocorrência de eventos significativos de chuva.

Para o semiárido dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, chuvas de natureza isolada dentro do citado trimestre.

O fato chegar mais umidade que o normal no sul da Bahia no final de 2022, significará também a possibilidade de chuvas mesmo sendo de natureza isolada, em totais pluviométricos representativos para alguns municípios dos referidos estados do setor norte do Nordeste no período outubro, novembro e dezembro.

É bom frisar que o semiárido do setor norte do Nordeste, do qual faz parte do semiárido da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, normalmente registra pouca chuva no final de cada ano, mas quando a La Niña está influenciando o clima global, algumas localidades desses estados registraram totais pluviométricos significativos no final do ano.

Veja vídeo:

Créditos:

Vídeo de Viktoria B. por pexels.com
Imagem de Ron van den Berg por Pixabay

Deixe seu comentário