Lula conversa com FHC no Hospital Sírio-Libanês — Foto: Ricardo Stuckert/reprodução
Compartilhe!

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso parabenizou Lula neste domingo (30). “Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!”, escreveu FHC em seu perfil no Twitter.

Lula e FHC foram adversários nas eleições de 1994 e 1998. Nas duas ocasiões, o petista foi derrotado pelo tucano.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente da República, na votação do segundo turno. Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição.

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.

Ex-presidente apoiou Lula

Na quinta-feira (27), FHC divulgou um vídeo no qual pedia voto em Lula (PT). No vídeo, ele diz que a vida dos brasileiros será ainda melhor com Lula do que foi após o Plano Real.

Três dias após o primeiro turno das eleições, que aconteceu em 2 de outubro, FHC declarou apoio a Lula (PT). Na ocasião, disse que votaria em Lula: “voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social”.

Lula agradeceu o apoio de FHC após o primeiro turno em publicação no seu perfil do Twitter. “Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz.”

No primeiro turno, FHC havia defendido o voto em favor da democracia, mas não citou nenhum candidato. O PSDB fazia parte da chapa de Simone Tebet (MDB), terceira colocada na disputa presidencial e que também declarou apoio a Lula.

G1

Deixe seu comentário