O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da coligação PT-PCdoB e PRB, foi eleito para um terceiro mandato com mais de 59 milhões de votos.
Entre os partidos que apoiaram Lula, estão as dez siglas que compuseram sua coligação nacional para o primeiro turno: Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), Federação PSOL/Rede (PSOL e Rede), PSB, Solidariedade, Pros, Avante e Agir. Além disso, PDT, Cidadania, PCB, PSTU, PCO e Unidade Popular apoiaram o petista no segundo turno.
O resultado final foi apresentado pelos dados da apuração realizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atualizados até as 19h55 deste domingo (30).
Lula venceu com 50,82% dos votos válidos, contra 49,18% de Jair Bolsonaro, atual presidente da República.
Coalizão
O presidente reeleito conclamou todos os partidos a sentar para conversar em torno dos interesses do Brasil. “A eleição acabou, agora o adversário é a injustiça social, é preciso ter responsabilidade. Não foi o PT que ganhou, quem ganhou foi a democracia, foi o povo brasileiro”, sustentou.
Lula garantiu que vai chamar políticos aliados e oposicionistas para conversar pessoalmente. “O Congresso Nacional tem várias cabeças pensando de forma diferente e isso é bom, porque significa que a nossa democracia é forte. Não haverá veto a ninguém, vou chamar todos para conversar. Quem não quiser conversar vai ter que se explicar”, disse.
O presidente reeleito vai tentar estabelecer com o Congresso Nacional, principalmente com as comissões técnicas, formas de dar mais agilidade a decisões, como a ratificação de acordos internacionais.