Uma câmera de monitoramento registrou uma nuvem-funil na sexta-feira (4) em Bonito, no Agreste de Pernambuco.
Nas imagens, gravadas pelo canal Clima Ao Vivo, é possível observar a formação do fenômeno no céu, que aparece completamente nublado.
Caso toque o solo, a formação de uma nuvem-funil pode significar um princípio de tornado e gerar ventos de até 100 km/h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Apesar do risco que trazem os vendavais, o fenômeno é considerado comum de ser registrado nos períodos de estações chuvosas.
Enquanto estiver apenas em forma de funil, a nuvem não apresenta perigo para a população, segundo o órgão federal.
Outro aspecto da nuvem-funil é que ela também pode preceder uma tromba-d’água. Nessas situações, o fenômeno deve tocar a superfície de lagos, rios ou do mar.
Nas redes sociais, moradores de Bonito chegaram a compartilhar outras imagens do fenômeno. Na cena, é possível observar que a nuvem-funil não chega a tocar o solo
Nesta semana, o Nordeste e parte do Norte estão em alerta até amanhã para o risco de temporais após a formação de um ciclone no mar próximo à costa da Bahia e a circulação de ventos fortes na região.
A previsão de chuvas é válida para Sergipe, Alagoas, Pernambuco, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, centro-sul do Ceará, Piauí, Maranhão, norte do Tocantins, Pará e Amapá, segundo a Climatempo.