Compartilhe!

Na cidade de Coremas, no Vale do Piancó, município onde está localizado o Complexo Coremas-Mãe d’Água, maior complexo hídrico da Paraíba, reside o senhor Lindomar Monteiro da Silva, de 36 anos, considerado um Profeta da Chuva, alguém que, com base nos sinais da natureza, faz previsões sobre a meteorologia.

De acordo com a Wikipédia “Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão”.

É um conhecimento empírico, um aprender com a experiência, um observar dos sinais, um passar de conhecimento de pai para filho, e foi assim que, já aos 12 anos, Lindomar, residindo no Sítio Torrões, também em Coremas, começou a fazer suas observações da natureza e daí a tirar suas conclusões sobre o chover ou não chover.

Lindomar é pescador e aprendeu a ver e a ler os sinais da natureza. “Observo a temperatura da água, a direção dos ventos, os peixes, os insetos, o comportamento dos animais, tudo isso vou analisando e tirando minhas conclusões que são divulgadas nas redes sociais e tenho acertado bastante. De cada dez previsões, tenho acertado oito”, disse ele.

Um dos que admiram e divulgam o trabalho do profeta nas redes é o secretário de Meio Ambiente de Coremas, José Albertino. “Nosso Profeta da Chuva tem acertado muito e surpreendido a todos. Nos últimos dias ele acertou praticamente todas as chuvas que caíram no Vale do Piancó”, disse.

O agrônomo Alcides Gomes, da cidade de Pombal, também tem elogiado o desempenho do profeta: “Essa sequência de acertos em relação à chuva realmente é impressionante. Lindomar é um cara hoje considerado o Profeta do Sertão. Natural de Coremas, ele observa os aspectos da natureza para elaborar suas previsões em áudio em vários grupos e em algumas emissoras de rádio na região. Ele vem  se destacando e ganhando a confiança dos sertanejos Nordeste afora! Isso faz parte das metodologias de previsão do tempo, o conhecimento do clima, das intempéries. Hoje temos o conhecimento técnico, os aparelhos que ajudam na previsão do tempo, mas valorizamos muito a sabedoria popular. Lindomar, assim como outros profetas da chuva da região, como o Galego de Laginhas (Distrito de Laginhas – Caicó-RN), professor Monteiro (de Jucurutu-RN) e o decano Max Medeiros (famoso por observar o comportamento do cururu bandeira e o caçote tapioca), de São João de Sabugi RN, merecem todo o nosso respeito são homens do campo e com grande conhecimento empírico”, disse Alcides Gomes, que também divulga nos grupos as previsões dos profetas da chuva.

O Profeta da Chuva faz sucesso nas redes sociais na região de Coremas e Pombal. Suas previsões têm sido largamente comentadas e compartilhadas nas redes sociais.

Veja dois vídeos do profetas, onde ele comenta do seu aprendizado e faz previsões para os próximos dias:

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário