Compartilhe!

Era sol que me faltava – Esse foi o título de um projeto destaque na Premiação Mestre da Educação desenvolvido pelo professor de Química Alixandre Garcia da Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Antônio Fernandes de Medeiros na cidade de Malta, na Região Metropolitana de Patos.

O projeto teve como objetivo principal o desenvolvimento de ações e materiais de baixo custo que proporcionasse um ensino ensino sobre energia solar fotovoltaica para os alunos da rede pública estadual da cidade de Malta.

Para isso, o professor organizou aulas teóricas sobre a importância da energia solar no contexto local; suas vantagens e desvantagens; e o potencial da cidade para produção dessa energia limpa e inesgotável.

Para isso, foram realizadas pesquisas, palestras com profissionais da área e visita técnica a Usina Fotovoltaica Angicos, localizada no município sede da escola.

Logo após, os alunos movidos pela curiosidade despertada pela temática energia construíram mini-forno solar, placa fotovoltaica, carregador de celular utilizando a energia solar fotovoltaica, e outros protótipos mostrando assim os benefícios gerados pelo uso dessa forma de energia.

Além disso, foi desenvolvida uma campanha na escola sobre o bom uso e economia de energia elétrica, utilizando cartazes confeccionados pelos próprios alunos.

Todas as ações visaram abordar aspectos importantes sobre a energia solar, como o aparecimento das primeiras células fotovoltaicas e os atuais entraves encontrados para seu uso em larga escala.

Além do mais, todos materiais produzidos foram apresentados à comunidade escolar e nas redes sociais, procurando mostrar os resultados de excelência que foram obtidos com o projeto utilizando um contexto tão próximo da realidade local, que é a energia solar fotovoltaica.

Dessa maneira, as ações e os materiais produzidos atenderam ao público alvo dentro da sua realidade e vivência local, utilizando os métodos de aprendizagens inovadores e ativos para atingir resultados positivos junto aos alunos, promovendo assim um ensino contextualizado, atrativo e de qualidade.

Alguns alunos relataram o quanto o tema e as ações do projeto foram relevantes para a ampliação do conhecimento que já tinham em relação à temática. “Ações como esta, proporcionam um ensino inovador e gera resultados satisfatórios no decorrer do processo de ensino-aprendizagem” , ressaltou Ana Neri, gestora da escola.

“A utilização de temas contextualizados com a realidade do aluno se mostra como uma metodologia eficaz em benefício da aprendizagem e causa diferentes efeitos em vários aspectos, como no desempenho e produtividade do aluno, interação e no engajamento e na motivação em busca por conhecimento”, destacou Alixandre Garcia, professor autor do projeto.

Assessoria

Deixe seu comentário