Patos (Foto: arquivo/Folha Patoense)
Compartilhe!

O verão começa a partir das 18h48 minutos desta quarta-feira (21) e, na Paraíba, existe a expectativa do aumento do volume de chuvas e também de altas temperaturas, de acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA).

A estação mais quente do ano termina no dia 20 de março, data em que se inicia o outono, mas durante o período, regiões da Paraíba podem ter aumento na quantidade de chuvas. “O verão é caracterizado, basicamente, por dias (períodos de claridade) mais longos que as noites e pelo aumento da temperatura do ar. No Nordeste do Brasil, em particular sobre o estado da Paraíba, climatologicamente inicia-se a pré-estação das chuvas nas regiões do Alto Sertão e Sertão”, disse a meteorologista Marle Bandeira, da AESA.

Ainda de acordo com a meteorologista, no mês de fevereiro, há expectativa de chuvas não somente no Sertão, mas também no Cariri e Curimataú. “Fevereiro a maio é considerado o período mais chuvoso das regiões do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão. O principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas neste período é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esta estação é caracterizada pela ocorrência das temperaturas mais elevadas do ano”, ressaltou.

A Aesa vai coordenar uma reunião com todos os centros meteorológicos do Nordeste para elaborar um boletim acerca da previsão de chuvas e temperaturas durante os meses de janeiro, fevereiro e março do próximo ano.

Segundo Marle, neste boletim também será avaliado a possível interferência de ‘La Niña’, fenômeno natural que consiste na diminuição da temperatura das águas do oceano pacífico, gerando uma série de mudanças no clima de regiões como o Nordeste.

G1 PB

Deixe seu comentário