Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos está oferecendo a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) para as mulheres que buscarem as unidades básicas de saúde com o propósito de aderir ao programa de planejamento familiar.

Esse método contraceptivo apresenta eficácia de 99%, é seguro, e visa evitar gravidez indesejada, como ressalta a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Ayrla Soares.

Ayrla também enfatizou que o DIU é um método contraceptivo reversível, onde a mulher pode retirar quando quiser e promover sua gravidez sem qualquer problema.

“Então, todas as mulheres que têm o desejo de implementar o DIU, procure sua unidade de saúde e, durante a consulta com médico ou enfermeiro, sinalize essa vontade. O médico vai solicitar os exames preparatórios como ultrassonografia e citológico, disponibilizados gratuitamente através do SUS e município”, detalhou.

Após os exames, é marcada a consulta com a médica ginecologista para que o DIU seja implantado, conforme explicou Ayrla Soares.

Os DIUs são enviados pelo Ministério da Saúde e repassados ao município de Patos pelo Governo do Estado. Apesar de ser um número limitado, a coordenadora da Saúde da Mulher, Ayrla Soares, garante que, conforme as mulheres vão implantando, a solicitação é feita para o envio de novos dispositivos.

É importante destacar que o método é indicado para mulheres que procuram uma solução reversível e não se adaptam ou possuem contraindicações, por exemplo, ao uso de pílulas anticoncepcionais.

Áudio de Ayrla Soares – Implantação de DIU na atenção básica (método contraceptivo):

Coordecom – Hélio Barbosa

Deixe seu comentário