Rita de Cássia é enterrada em Alto Santo, no interior do Ceará. — Foto: Letícia Lima/TVM
Compartilhe!

A cantora e compositora Rita de Cássia, falecida na noite desta terça-feira (3), foi enterrada nesta quarta (4) em Alto Santo, cidade onde ela nasceu. O velório da artista começou às 10h30 e seguiu até o fim da tarde no Ginásio Lafaiete Anselmo. O caixão foi levado pelo Corpo de Bombeiros até o cemitério.

Reconhecida como uma das maiores compositoras do forró, com mais de 500 canções escritas, a artista morreu vítima de uma fibrose pulmonar.

A prefeitura do município decretou luto oficial de três dias e fechou repartições públicas a cidade no período da tarde desta quarta. A medida, porém, não afetou os serviços essenciais da cidade.

Homenagens

Diversos nomes da música demonstraram luto com a morte da cantora e compositora Rita de Cássia. A artista, reconhecida como uma das maiores compositoras do forró, foi lembrada nas redes sociais por diversos artistas.

O cantor Xand Avião publicou um vídeo em que canta a música “Pedaço de Solidão”, composta por Rita de Cássia, ao lado da artista.

“Quando chega a noite, vento bate no meu rosto, saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forró está de luto. Você será eterna em nossos corações”, escreveu o forrozeiro.

Já a cantora Eliane, conhecida como a rainha do forró, publicou um longo texto, afirmando estar desolada com a morte. Na publicação, ela lembrou de quando Rita de Cássia a buscou, em 1991, para apresentar composições. Entre as músicas, estavam “Brilho da Lua” e “Meu Nego”.

Apesar de o clássico “Meu Vaqueiro, Meu Peão” estar no rol de letras mostradas, a canção não foi escolhida naquele momento — o que não ocorreu com a parceria recém-firmada.

“De 91 em diante, todo álbum tinha que ter clássicos dessa estrela… que se tornavam carro-chefe dos álbuns”, contou Eliane.

“Rita teve e tem uma importância muito grande na minha carreira e tenho orgulho de ter dado oportunidade a uma jovem que se tornaria a maior compositora de forró de todos os tempos […] Te amarei eternamente! Serei grata eternamente”, escreveu.

A música, porém, foi lembrada na voz da cantora Solange Almeida, que divulgou vídeo cantando versos da obra. “Todos nós forrozeiros e fãs da grandiosidade que foi e sempre será Rita de Cássia estamos desolados”, publicou a ex-vocalista da banda Aviões do Forró, listando sucessos de Rita.

“Muita gratidão pelo seu talento e legado! Deus vai acalmar nosso coração e dar o conforto para fãs, amigos e familiares”, escreveu Solange.

O poeta Bráulio Bessa também comentou a morte da compositora, conterrânea dele. “Querida Rita, sua partida partiu nossos corações. Siga cantando e encantando os anjos que lhe escutam agora. Seguiremos aqui te amando”, escreveu em imagem com foto da artista.

A forrozeira Taty Girl afirmou estar de luto e não conseguir acreditar na partida da cantora. “Descanse minha poeta”, escreveu.

Além dela, a cantora Iara Pamella destacou o luto na rede social: “Uma perda imensurável”, comentou em postagem com imagens ao lado da artista.

Reconhecimento além da música

Rita de Cássia também teve o talento e a representação no forró reconhecidos e celebrados fora do meio musical. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), fez uma postagem com foto da artista, exaltada por ele como “uma das maiores referências do nosso forró”.

“Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país”, escreveu o gestor estadual.

A prefeitura de Alto Santo, cidade natal da artista, lamentou o falecimento de Rita de Cássia e decretou luto oficial de três dias na cidade. Em razão do velório e do sepultamento, as repartições públicas do município ficaram fechadas no período da tarde desta quarta, com exceção dos serviços essenciais.

G1 CE

Deixe seu comentário