Jeff Beck (Foto: reprodução)
Compartilhe!

O guitarrista inglês Jeff Beck morreu aos 78 anos nesta quarta-feira (10). Alçado à fama ao entrar nos Yardbirds nos anos 1960, ele foi considerado um dos maiores de todos os tempos em seu instrumento.

De acordo com a família, Beck tinha contraído meningite bacteriana e “morreu pacificamente”.

O músico experimentou com efeitos e distorções de guitarrae fez a ponte entre o rock psicodélico, o blues-rock e o que se tornaria o heavy metal. Ele ajudou a definir o som do instrumento no rock.

Ao longo da carreira, Jeff Beck passou por rock, jazz, blues, hard rock, funk e até música eletrônica.

Ele foi considerado pela revista “Rolling Stone” o 5º melhor guitarrista da história, em votação de 2015.

Nascido em Londres em 1944, Geoffrey Arnold Beck estudou na escola de arte e ficou conhecido ao ser recrutado para os Yardbirds para substituir Eric Clapton.

Ao longo dos cerca de 20 meses com o grupo, ele esteve em apenas um disco, mas participou das gravações de grande parte de seus maiores sucessos.

Mesmo assim, ele foi demitido durante uma turnê nos Estados Unidos por não comparecer em compromissos e por problemas de relacionamento com os colegas.

Após sair dos Yardbirds, ele seguiu em carreira solo, que começou com o álbum “Truth”, de 1968, e com o Jeff Beck Group, formado inicialmente por ele, Rod Stewart e Ronnie Wood.

Neste momento da carreira, ele apontou a guitarra do blues rock para uma direção mais pesada, abrindo o caminho para o hard rock que o Led Zeppelin do seu ex-colega Jimmy Page também iria trilhar.

Ele fez sucesso com o álbum de jazz-fusion “Blow By Blow”, de 1975, produzido por George Martin, seu maior êxito comercial.

Ganhador de oito prêmios no Grammy, a maioria na categoria de melhor performance de rock instrumental, ele também foi introduzido no Hall da Fama do Rock pelo seu trabalho com a banda inglesa e também por sua carreira solo.

Ele entrou no Hall da Fama do Rock em 1992 com os Yardbirds e em 2009 com sua carreira solo.

Seu último álbum foi “18”, lançado em julho de 2022, com covers em colaboração com o ator e músico Johnny Depp.

G1

Deixe seu comentário