Cães de rua no Bairro da Maternidade
Compartilhe!
Dr. Pedro Augusto Diretor Tecnico do Complexo de Patos
Dr. Pedro Augusto, Diretor Técnico do Complexo de Patos.

Entre as 18h da última sexta-feira (27) e a meia noite do domingo (29), o plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou o atendimento a 185 pessoas, das quais, 12 por causa de mordidas de animais, sendo nove delas de cachorros. Do início do mês até hoje (30), deram entrada na unidade 62 vítimas de ataques de cachorros. No plantão do final de semana, outras 36 pessoas foram atendidas vítimas de sinistros de trânsito e foram realizadas 24 cirurgias, sendo 17 eletivas e sete de urgência.

O diretor técnico do Complexo, Dr. Pedro Augusto, destaca que, de fato, os casos de mordidas de animais, especialmente, de cachorros têm chamado atenção da unidade esse mês e alerta para a necessidade de se procurar um serviço de saúde em casos desta natureza. “É importante que a vítima procure atendimento médico para avaliação e cuidados caso a caso, inclusive, para decisão de se tomar ou não a vacina antirrábica, uma vez que essa doença não tem cura”, afirma o médico, reiterando que nem toda vítima de mordida de animal precisa tomar a vacina. “Essa decisão prescinde de vários fatores, principalmente, em função do animal agressor”, finaliza Dr. Pedro, lembrando que o Complexo de Patos dispõe do Soro antirrábico (SAR) ou Imunoglobulina Humana Antirrábica (IGHAR).

Dos 36 acidentados atendidos no plantão do final de semana, 30 se envolveram em incidentes de trânsito com motocicletas, quatro com sinistros com veículos e duas pessoas foram vítimas de atropelamento. Sete destes pacientes precisaram permanecer internados após os primeiros socorros. A maior parte das vítimas era da cidade de Patos, com 20 casos, mas o hospital recebeu acidentados de Brejo do Cruz, Cacimba de Areia, Catolé do Rocha, Condado, Coremas, Passagem, Santa Luzia, Santa Teresinha, Teixeira e Vista Serrana.

O plantão de maior movimento foi o do sábado com 80 pessoas, seguido do domingo, quando deram entrada na unidade outras 75 pessoas. Das 18h da sexta-feira até a meia noite, mais 30 pessoas foram atendidas por causas diversas. Das 24 cirurgias realizadas 15 foram oncológicas, cinco gerais, duas ortopédicas e outras duas urológicas.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, automóvel e atropelamento e os de mordida de animais, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores diversas (45 casos), com problemas relacionados a quedas (40 casos), por pancadas diversas (12 casos), torção (8 casos), Hipertensão (6 casos), entre outros motivos, incluindo três casos de agressão física.

Assessoria

Deixe seu comentário