Pacientes que participaram da ação e equipe multiprofissional do Complexo de Patos.
Compartilhe!
Foi distribuido chocolates com mensagens para todos os presentes
Foi distribuído chocolates com mensagens para todos os presentes.

O Dia Mundial do Câncer e o Dia Mundial da Mamografia celebrados, respectivamente, nos dias 4 de 5 de fevereiro, foram lembrados pela equipe do Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), com uma ação nesta segunda-feira (6). Na parte da manhã, houve uma palestra da Oncologista Clínica da unidade, Dra. Nayarah Xavier, sobre a prevenção do câncer de mama, às 8h e, à tarde, às 13h, o Mastologista, Dr. Thiago Alencar falou sobre a importância da mamografia para prevenção do câncer de mama. As abordagens aconteceram no hall do Hospital do Bem para funcionários, pacientes e acompanhantes. Na programação constou ainda a distribuição de chocolates com mensagens e lanche coletivo para todos os presentes.

A Dra. Nayarah Xavier lembrou da importância da identificação precoce dos tumores e abordou quais as principais medidas que devem ser adotadas visando uma melhor prevenção. “Na prevenção do câncer de pele, por exemplo, uma medida preventiva é o uso regular do protetor solar, assim como o uso de agasalhos, óculos,  roupas com proteção contra os raios solares”, destacou a médica, que falou ainda sobre a importância da realização de exames preventivos do papanicolau, para as mulheres, e da próstata, para os homens. “Além disso, é preciso identificar os sinais que o corpo transmite quando há algo errado, quando se sente algum incômodo, quando se apalpa algo estranho é preciso procurar um médico”, reforçou Dra. Nayarah.

Já o enfoque do Mastologista Thiago Alencar foi voltado para a questão dos exames de imagem, especialmente, a mamografia. Ele lembrou que o exame é muito importante e é o que reduz mais a mortalidade em relação a rastreamento de câncer, reduzindo a mortalidade em até 40% no caso de câncer de mama e que deve ser feito a partir dos 40 anos em todas as mulheres, anualmente. Ele lembrou que o Hospital do Bem realiza esse exame, inclusive, disponibilizando o serviço de biopsia mamária, o que agiliza, mais ainda, o diagnóstico precoce do câncer de mama. Dr. Thiago reforçou que o diagnóstico precoce salva vidas, reiterou que sempre que houver dúvidas no autoexame de mamas deve-se procurar um mastologista, independente da idade, e que o surgimento de um câncer é um conjunto de fatores e que a prevenção e a identificação precoce são sempre os melhores caminhos.

Houve ainda a participação da Mastologista, Ana Rita que abordou a questão dos mitos que envolvem o exame, desmistificando que a mamografia não provoca câncer de mama e que ela precisa ser também realizada por pacientes assintomáticos. “Mesmo a paciente que faz o autoexame e não sente nada tem que fazer a mamografia de rastreamento anual, porque o câncer em sua fase inicial normalmente não dá sintomas e o exame tem o objetivo de fazer essa identificação precoce da doença”, alertou a médica, lembrando que o exame pode ser solicitado também em mulheres mais jovens sem prejuízo algum para a saúde.

Assessoria

Deixe seu comentário