Compartilhe!

Na manhã desta terça-feira, dia 14 de fevereiro, dezenas de profissionais da enfermagem tomaram às ruas da cidade de Patos para cobrar o pagamento do piso nacional da categoria. O ato contou com representações da região de Patos e até de municípios mais distantes para prestigiar a ação que acontece em todo o Brasil.

Os profissionais se concentraram em frente da Prefeitura de Patos, onde, usando carro de som, cobraram a atenção da sociedade para a necessidade de cumprimento da lei do piso salarial em nível nacional. Os presentes deram as mãos em um abraço simbólico em prol da enfermagem e da sua luta pela efetivação do piso.

A categoria busca pressionar os representantes políticos, em especial o Governo Federal, para que possa promulgar uma medida provisória garantindo a fonte de custeio para o piso nacional. Apesar da lei ter sido aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Bolsonaro, a Lei Federal foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) e encontra-se suspensa por não garantir recursos para a aplicação.

O ato contou com o apoio do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP). Carminha Soares e José Gonçalves, presidente e vice-presidente da entidade, respectivamente, se fizeram presentes e destacaram o apoio incondicional a luta da enfermagem.

Mesmo diante de questionamentos em nível nacional, o Governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), efetuou o pagamento do piso nacional da enfermagem relativo ao mês de janeiro de 2023. A categoria da enfermagem que é efetiva do Estado da Paraíba já foi contemplada.

Após a concentração da enfermagem na Prefeitura Municipal de Patos, os presentes saíram em caminhada até o Mercado Público onde foi encerrado o ato público.

1
DSC 0453
DSC 0462
DSC 0466
DSC 0468
DSC 0471
DSC 0484
DSC 0495
DSC 0504
DSC 0507
DSC 0523
DSC 0530
DSC 0531
DSC 0534
DSC 0538
DSC 0545
DSC 0559
DSC 0570
DSC 0575

Jozivan Antero – Polêmica Patos

Deixe seu comentário